Cotidiano

Saúde em dia

A morte de um macaco em Cascavel mobilizou equipes de diversos setores, principalmente por conta da suspeita da febre amarela, que já matou animais da mesma espécie em pelo menos outros três estados.

O resultado do exame que comprove a causa da morte será divulgado pela 10ª Regional de Saúde de Cascavel dentro do prazo de 15 dias, mas ainda assim medidas de precaução entre animais não são descartadas.

Atualmente o Zoológico Municipal de Cascavel conta com 34 macacos: 29 pregos, quatro bugios e um macaco aranha de testa branca.

Todos eles, segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Cascavel, recebem cuidados. “No zoológico fazemos monitoramento diário do estado de saúde deles e todos estão saudáveis”, afirma a Secretaria de Meio Ambiente.

Sem doenças

Todos eles são desverminados anualmente e não há necessidade de exames mais complexos diante do estado dos animais. “Há muito tempo não temos registros de doenças em nossos primatas. As últimas situações verificadas foram de traumas ósseos e disputas entre eles, que resultam em pequenos ferimentos”.

Além da pequena população de macacos no zoo, quem percorre o Lago Municipal de Cascavel pode frequentemente observar outros animaizinhos dessa espécie. “Lá estão grupos de vida livre, que percorrem a mata do exército e arredores do lago”, cita a secretaria de Meio Ambiente.