Cotidiano

Saúde é a principal preocupação do eleitor carioca, diz Ibope

RIO – Pesquisa Ibope encomendada pela TV GLOBO e divulgada nesta terça-feira sobre as intenções de voto aos candidatos a prefeito do Rio mostra que a saúde é a área na qual a população carioca enfrenta os maiores problemas do dia a dia. No total, 54% dos entrevistados apontaram os problemas com hospitais e atendimento médico como sendo o mais preocupante da cidade. Em segundo lugar, com grande margem de diferença, aparece a segurança pública (15%). Educação vem em terceiro, com a manifestação de 9% dos entrevistados. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Eleições 2016 – Serviços especial

Quando perguntados sobre os três principais problemas da cidade, 81% dos entrevistados apontam a saúde, 55% a educação e 49%, a segurança pública. Em quarto lugar aparece a corrupção (23%) à frente da geração de emprego (19%) e transportes (18%).

A pesquisa ouviu 805 eleitores entre os dias 20 e 22 de agosto e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o protocolo RJ-06567/2016.

Estimulados a responder a pergunta ?Qual área em que, na sua opinião, a população do Rio de Janeiro está enfrentando os maiores problemas?, o resultado foi o seguinte:

Saúde – 54%

Segurança pública – 15%

Educação – 9%

Corrupção – 7%

Transporte coletivo – 4%

Geração de empregos – 3%

Trânsito – 1%

Calçamento de ruas e avenidas – 1%

Limpeza pública – 1%

Abastecimento de água – 1%

Administração pública – 1%

Rede de esgoto – 1%

Assistência social – 0%

Iluminação pública – 0%

Opções de lazer – 0%

Atividades culturais – 0%

Habitação – 0%

Meio ambiente – 0%

Impostos e taxas – 0%

Nenhuma destas – 0%

Não sabe/Não respondeu – 0%