Saúde

Saúde do PR mantém alerta para cuidados contra a dengue

Atualmente, o Paraná registra 150.752 casos notificados, com 56.191 confirmações

Saúde do PR mantém alerta para cuidados contra a dengue

 

 

Curitiba – Eliminar o mosquito da dengue é fundamental, assim como a informação sobre a doença, de como ela é adquirida e como evitar a transmissão. Atividades com os agentes de combate a endemias, a coleta de dados, os trabalhos de campo das equipes especializadas, as ações educativas junto à população, as capacitações e treinamentos de servidores e agentes de saúde são condutas efetivas e que mobilizam o sistema de saúde pública. No entanto, a participação da população é essencial para a eliminação dos criadouros do mosquito, já que a maioria está localizada em terrenos e residências.

Atualmente, o Paraná registra 150.752 casos notificados, com 56.191 confirmações. São 12.440 casos a mais, um aumento de 28,43% em relação aos números do informe anterior. Os dados são do 38º Informe Epidemiológico, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022, divulgado ontem (17).

Dos 380 municípios que registraram notificações de dengue, 328 confirmaram a doença, sendo que em 286 deles são de casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes. O boletim semanal da dengue da Sesa informa a morte de mais nove pessoas. A doença já causou 21 óbitos em todo o Estado, desde o início do período epidemiológico.