Cotidiano

Saúde divulga novas regras para atendimento e visitas a pacientes

O Município de Tupãssi, por meio da Secretaria de Saúde, informa que serão promovidas alterações no sistema de atendimento de pacientes no Hospital Municipal e Posto de Saúde a partir do dia 1º de março.

“São novas regras que iremos implantar para cumprir o que determina o Ministério da Saúde e o Conselho Regional de Medicina, com o intuito também de oferecer melhorias e uma maior segurança para todos os pacientes”, explica o secretário de Saúde, Lari Pedro Nunes.

Confira as mudanças:

CONSULTAS:

Serão realizadas 14 consultas diárias previamente agendadas no Hospital Municipal, no período da tarde. No caso de haver mais pacientes, eles serão encaminhados ao Posto de Saúde Central e poderão ser atendidos por médicos da Saúde da Família. Consultas ambulatoriais devem sempre ser agendadas com antecedência.

Atendimentos de urgência e emergência continuarão sendo feitos normalmente, 24 horas por dia, no Hospital Municipal. “Os médicos são capacitados justamente para identificar os casos de urgência e realizar os devidos encaminhamentos. Também temos as enfermeiras que estão aptas a fazer uma triagem de pacientes, realizando um pré-atendimento”, explica o secretário.

VISITAS:

As visitas a pacientes que estejam internados no Hospital Municipal deverão ocorrer das 13h às 14h, com até duas pessoas da família. Cumprindo com orientações do Ministério da Saúde, a visita precisa ser breve e os familiares não devem levar crianças.

RECEITAS MÉDICAS:

As trocas de receitas não são situações de emergência e por isso devem ser solicitadas somente no Posto de Saúde.

A receita prescrita pelo profissional médico pode ter validade de até seis meses e, após este período, o paciente devem passar por uma nova avaliação.

“Não cabe mais o ‘jeitinho’ de deixar uma receita para que o médico a renove ou troque sem antes o paciente passar por uma avaliação. São determinações dos órgãos competentes e que valem para todo o Brasil, portanto nós pedimos a colaboração de todos neste sentido”, diz o secretário de Saúde.

MÉDICOS:

Médicos estão à disposição para atendimento de urgências e emergências, além das consultas em geral. Com o fim do contrato de médicos, o município deverá realizar uma licitação em caráter de urgência para 60 dias e depois outra contratação para pelo menos 1 ano.

“Em conversa com o prefeito Ito e na condição de gestores da saúde, estamos tomando as medidas necessárias para que a população possa sempre estar amparada com os serviços de saúde essenciais e com médicos sempre à disposição”, afirma o secretário Lari Pedro Nunes