Cotidiano

Saúde de Palotina confirma a primeira morte por H1N1

Diomar Marcos Buth, de 44 anos, estava internado no Hospital Bom Jesus de Toledo depois de apresentar sintomas graves da doença

Palotina – A Secretaria de Saúde de Palotina confirmou a primeira morte por H1N1 no município. Diomar Marcos Buth, de 44 anos, estava internado no Hospital Bom Jesus de Toledo depois de apresentar sintomas graves da doença. Ele morreu no domingo (19), e com isso sobe para quatro o número de óbitos pela Influenza A H1N1 entre os municípios da 20ª Regional de Saúde. Foram confirmadas duas mortes em Quatro Pontes e uma em Toledo. Somadas, as mortes nas três regionais de saúde da região (Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo) já são 17 vítimas.

Conforme o setor de Vigilância Epidemiológica de Saúde de Palotina outros três casos da doença foram confirmados no município. Os pacientes precisaram ser internados, mas passam bem. Durante a campanha de vacinação contra a gripe, que encerrou em maio, 90% das pessoas que se encaixam nos grupos de risco foram vacinadas em Palotina, ultrapassando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 80%.

Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde já são 66 casos de gripe no Oeste – 57 de H1N1. A 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu é a que apresentou o maior número de casos, com 27 somente da gripe A e nove mortes causadas pela doença. No Paraná são 668 casos confirmados de gripe, 619 deles pelo vírus H1N1. Até a semana passada, data de divulgação do boletim, 90 pessoas morreram por conta da gripe, 83 delas com o vírus H1N1. Os idosos foram as principais vítimas e respondem por 62,7% dos casos confirmados da doença em todo o Estado.