Saúde

Saúde de Cascavel vai levar vacina nas escolas para facilitar imunização

Em Cascavel não haverá vacinação na segunda (28) e terça-feira (1º)

Saúde de Cascavel vai levar vacina nas escolas para facilitar imunização

 

Cascavel – A Secretaria de Saúde de Cascavel vai começar a vacinar as crianças nas escolas a partir do dia 8 de março. A confirmação foi dada pelo pelo secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, que explicou que os pais terão que autorizar e estar presentes no momento da vacinação e que a medida visa aumentar a quantidade de crianças vacinadas, já que até agora 12,7 mil crianças foram imunizadas, ou seja, cerca de 40% do total de 26,6 mil que podem receber o imunizante.

Conforme Bailak, a vacinação infantil começou há cinco semanas, mas a procura está aquém do esperado, por isso, a buscativa nas escolas para agilizar a imunização. Para se ter uma ideia, nesta semana, na quinta-feira e sexta-feira, dias 24 e 25, foram agendadas 1.944 crianças para os dois dias, mas a capacidade das unidades de saúde é para realizar pelo menos 5,6 mil vacinas.

O secretário disse ainda que esta estratégia de imunização deve iniciar com as crianças de 5 a 11 anos do ensino público e na sequência as demais escolas. A imunização será realizada e organizada pelas as unidades de saúde dos bairros. Vale lembrar que em Cascavel, as crianças estão sendo vacinadas nas quintas e sextas-feiras, em esquema de agendamento. Nos demais dias os pais podem fazer o agendamento, que deve ser presencial e também ocorre a imunização adulta.

Em Cascavel não haverá vacinação na segunda (28) e terça-feira (1º).

 

Foz do Iguaçu

A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu reabriu na tarde de sexta-feira (25) o agendamento online para a vacinação em crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Estão sendo disponibilizadas 5.556 doses para a próxima semana em todas as 29 unidades básicas de saúde. Os pais podem agendar através do site da prefeitura: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br.

As unidades funcionarão em regime de escala na segunda-feira (28), véspera de Carnaval, e atenderão normalmente na quarta-feira (2), fechando apenas na terça (1º) por conta do feriado. Até agora foram vacinadas com a primeira dose, 11.762 crianças, o equivalente a 44,86% do público alvo.

 

Mais vacinas

Um carregamento com mais 2,5 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer, para a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, chegou na madrugada desta sexta-feira (25) ao Brasil. Os imunizantes serão distribuídos para todos os estados e o Distrito Federal após passarem por um rígido controle de qualidade.

Incluindo doses da vacina CoronaVac, mais de 20 milhões de doses para a cobertura vacinal desse público já foram disponibilizadas aos estados e, atualmente, o país tem doses pediátricas suficientes para imunizar todo o público-alvo infantil contra a covid-19.

De acordo com a Anvisa, as crianças vacinadas com a Pfizer devem retornar às Unidades Básicas de Saúde para receber a segunda dose oito semanas depois de tomar a primeira dose. Quem recebeu o imunizante CoronaVac, o intervalo entre a dose é de 28 dias.

 

Anvisa autoriza o primeiro autoteste com uso da saliva

 

Mais dois novos autotestes de Covid-19, incluindo o primeiro que faz uso da saliva, em substituição ao swab nasal, foram aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Com isso, já são quatro produtos autorizados no país. Para obter o registro, os autotestes foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos.

Segundo a Anvisa, um dos principais pontos de atenção para análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permite a pessoa leiga fazer o uso correto do produto. O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional

Registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda, o SGTi-flex Covid-19 Ag – Autoteste, será fabricado no Brasil. O swab nasal não profundo, haste utilizada para coleta secreção nas narinas, poderá ser encontrado no mercado nacional em versões com um, dois e cinco testes para atender às famílias.

Já o autoteste Covid Ag Oral Detect, registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica Ltda, é o primeiro autoteste registrado no Brasil que utiliza amostra de saliva e que também terá fabricação nacional. Nesse caso, a coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Essa coleta não utiliza swab, mas o kit possui este item que será usado apenas para transferir a quantidade certa da saliva do copo para o tubo de extração.