Cotidiano

Saúde da mulher no Paraná é tema de conferência

O Conselho Estadual de Saúde discutiu nesta terça-feira (13), em Curitiba, em conferência com usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Paraná assuntos relacionados à saúde da mulher. O principal objetivo dos debates é propor diretrizes para a implementação da Política Estadual e Nacional de Saúde das Mulheres. 

“O Paraná passou por grandes avanços na área nos últimos anos, por exemplo, com a Rede Mãe Paranaense. Mas queremos ainda mais, principalmente na promoção à saúde. Para isso, chamamos a sociedade para discutir esses assuntos e garantir boas propostas para serem incorporadas nas políticas públicas de saúde das mulheres”, destacou o diretor-geral, Sezifredo Paz. 

Essa é a primeira Conferência Estadual de Saúde das Mulheres realizada no Paraná. No Brasil, o evento não acontece há 30 anos. “A saúde pública do Paraná é um grande exemplo para o país e esse encontro enfatiza isso ainda mais. Nós, mulheres, já ocupamos todos os espaços da sociedade e nossa saúde deve, sim, ser tema de debate”, ressalta a conselheira Nacional de Saúde, Heliana Neves Hemetério dos Santos. 

Para a concretização do evento, foram promovidas quatro conferências macrorregionais com as mesmas pautas discutidas por região do Estado. Os temas giram em torno das relações do trabalho com a saúde da mulher, o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e a influência na vida das mulheres, a vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres e políticas públicas para esse público. 

“Temos uma série de políticas públicas voltadas à saúde das mulheres, mas que ainda precisam ser aprimoradas. A conferência vem justamente para isso e o principal beneficiado é o usuário do SUS. Os reflexos desse trabalho serão visto ao longo dos anos com uma redução ainda maior da mortalidade materno-infantil, o aumento da expectativa de vida, diminuição de doenças crônicas e outras”, diz o presidente do Conselho estadual de Saúde, Marcelo Guimarães. 

Os encontros aconteceram em Londrina (Macrorregional Norte), Curitiba (Macrorregional Leste), Cascavel (Macrorregional Oeste) e Maringá (Macrorregional Noroeste) em abril deste ano. Além das propostas, durante os eventos também foram eleitos os delegados para a conferência estadual. No encontro desta terça-feira, foram eleitos os representantes estaduais para participar da Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que acontecerá entre 17 e 20 de agosto na cidade de Brasília.