Cotidiano

Saúde confirma o primeiro óbito por dengue em Foz do Iguaçu

O óbito ocorreu no dia 30 de setembro

Saúde confirma o primeiro óbito por dengue em Foz do Iguaçu

A Vigilância Epidemiológica de Foz do Iguaçu confirmou nesta terça-feira (20) a primeira morte por dengue no novo ano epidemiológico (2020/2021), que começou em agosto.

A vítima é um homem de 74 anos, que apresentou sintomas graves da doença e foi internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, onde recebeu tratamento por três dias. O óbito ocorreu no dia 30 de setembro, e estava em investigação. O paciente não fazia uso de medicamentos, tão pouco apresentava comorbidades.

No ano epidemiológico 2018/2019 o primeiro óbito foi registrado no mês de abril, e no ultimo ano epidemiológico, de 2019/2020 o primeiro óbito ocorreu em fevereiro. O ano epidemiológico da dengue começa em agosto e segue até julho do ano seguinte.

O município notificou 1.027 casos da doença até agora. Destes, 92 casos foram positivos para a dengue; 6 com sinais de alarme e 5 dengue grave. A escalada de casos tem preocupado autoridades de saúde, que mantém as ações de orientação e fiscalização, além do plano de contingência para atendimento na rede pública de saúde.

A orientação para os moradores é procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa ao início dos sintomas, que são febre, dores musculares, mal estar, dor de cabeça e dor ao movimentar os olhos.