Cotidiano

Saúde confirma 2ª base de Atendimento do Samu

A nova unidade foi aprovada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de melhorar e ampliar os atendimentos já realizados

Foto:Divulgação
Foto:Divulgação

Toledo – O Município de Toledo será contemplado em breve com uma segunda base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A nova unidade foi aprovada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de melhorar e ampliar os atendimentos já realizados. A Secretaria Municipal de Saúde e o Consamu (Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência) estão trabalhando para implantar a unidade na cidade.

O Samu pode ser acionado pelo telefone 192. Ele é utilizado em casos de emergência. Com a unidade é possível reduzir o número de mortes, o tempo de internação, entre outros traumas causados por acidentes.

Para realizar a implementação de uma nova base do Samu em Toledo foi necessário que o Ministério da Saúde fizesse uma avaliação. O Município participa do plano de atendimento regional de urgência.

A secretária de Saúde, Denise Liel, conta que a nova base deve ser implantada no Jardim Coopagro. Ainda não há data para ser instalada a nova base, mas será em curto espaço de tempo essa instalação.

“A secretaria e o Consamu estão trabalhando para definir o local de implantação. Todos os trâmites necessários já estão sendo viabilizados. Destacamos o excelente trabalho desses profissionais do Samu, pois, toda a comunidade ganha com os bons serviços prestados pelos mesmos”, define Liell.

O diretor técnico da UPA de Toledo, Renato Costa, diz que a nova unidade trará um benefício muito grande para toda a população, pois o tempo resposta, o tempo de atendimento, vai cair pela metade, facilitando e ajudando o munícipe.

Consamu

O Consamu abrange 18 municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo e mais 25 cidades da 10ª Regional de Saúde de Cascavel. Ele é responsável pela admissão dos novos profissionais do Samu.