Cotidiano

Saúde Bucal faz busca de pacientes para retomada dos atendimentos em Cascavel

Unidades de Saúde estão em contato telefônico com os pacientes para o reagendamento de consultas e procedimentos odontológicos

Saúde Bucal faz busca de pacientes para retomada dos atendimentos em Cascavel

Desde o ínicio do enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel, através da Divisão de Saúde Bucal, reorganizou as estratégias de atendimento à população.

Nos últimos três meses, dentistas, técnicas de saúde bucal e auxiliares de saúde bucal colaboraram em inúmeras atividades essenciais de combate à covid-19 e também ofertaram o atendimento de urgências, com um canal direto, chamado Call Center Odontologia. Durante o mês de julho, as equipes de odontologia das Unidades de Saúde e do CEO Municipal estão realizando a busca ativa dos pacientes via contato telefônico.

O objetivo é a reorganização dos agendamentos daqueles que estavam em tratamento ou com consulta marcada para o comparecimento de forma segura junto ao profissional da odontologia. A Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde é responsável 6.000 atendimentos no mês, realizando 22.000 procedimentos odontológicos, através dos consultórios nas unidades de saúde e também no CEO Municipal.

“Vale destacar que a Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos últimos três anos, o maior investimento na área de Odontologia. Além disso, as ações nessa área renderam prêmios estaduais e nacionais importantes no que tange ao serviço público de qualidade”, enfatizou o gerente da Divisão de Saúde Bucal, Shady A. Yassine.

 

Reconhecimento

Cascavel é certificada como 1ª do Paraná e 2ª do Brasil em saúde bucal no ano de 2018 e 2ª do Paraná no ano de 2019.

Nos últimos anos, Cascavel foi reconhecida no Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal dentre os municípios que valorizam o atendimento de saúde bucal no Brasil.

A honraria foi concedida pelo Conselho Federal de Odontologia aos 15 selecionados, sendo três vencedores e outros 12 homenageados por terem se classificado entre segundo e o quinto lugar nas três categorias.

“Nossa cidade ficou em 1º lugar no Paraná e em segundo no Brasil na categoria até 300 mil habitantes no ano de 2018 e em segundo lugar do Paraná no ano de 2019.”, destacou Shady.

O Prêmio Nacional CFO e Estadual é concedido às cidades brasileiras que se destacam no atendimento odontológico, obedecendo alguns critérios de avaliação e está dividido em três modalidades, de acordo com o número de habitantes. De 0 a 50 mil habitantes, de 50 e 300 mil habitantes e acima de 300 mil habitantes.

Os critérios avaliados envolveram Financiamento em Saúde, Controle Social, Política Municipal de Saúde Bucal, Assistência Odontológica Básica, Assistência Odontológica Especializada, Promoção de Saúde Bucal, Vigilância em Saúde Bucal, Desprecarização, Remuneração e Educação Permanente.