Cotidiano

Saúde avança e fortalece ações

Toledo – O ano de 2017 está terminando e a Secretaria de Saúde de Toledo já comemora os resultados alcançados pela administração. Aumento no número de consultas, redução da fila de espera por atendimentos especializados, acréscimo dos procedimentos odontológicos foram algumas das metas do Plano de Governo alcançadas neste ano.

“Mesmo diante de muitas dificuldades, tenho certeza absoluta de que tivemos um ano positivo. A determinação e o empenho dos servidores sempre foram determinantes para os resultados que alcançamos. Destaco a reabertura do Mini-Hospital, a ampliação de oferta de consultas à população, o Corujão da Saúde que retirou 2 mil pacientes da fila de espera por especialidades médicas e o trabalho da equipe de combate à dengue com apenas 11 casos positivos este ano, uma redução de mais de 95% em relação ao ano anterior”, avalia o secretário da pasta Thiago Stefanello.

Ele detalha que as contas da administração fecham apenas no dia 31, mas a estimativa já aponta que 28% do orçamento do Município de 2017 foi investido em saúde enquanto em 2016 o valor foi 27%. “Pouca diferença, mas conseguimos abrir o Mini-Hospital, ampliamos os atendimentos, dentre outros avanços, isso demonstra a boa gestão da aplicação dos recursos”.

Stefanello complementa que entre as metas alcançadas estão a ampliação dos horários de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde e o acréscimo do número de atendimentos. No ano passado, era apenas um médico atuando: hoje, dois profissionais – na área da clínica – atendem as comunidades de Vila Nova e Novo Sarandi. Houve ainda adequações nas equipes e profissionais foram relocados para Vila Ipiranga e Dois Irmãos, que antes não contavam com médicos. “Levar mais saúde para quem mora no campo é uma das nossas prioridades e já nesse primeiro ano conseguimos dar o primeiro passo”.

Apesar da dificuldade de contratar novos profissionais, para não comprometer o gasto com folha de pagamento como determina a lei de responsabilidade fiscal, a pasta conseguiu organizar as equipes e fazer ações de promoção à saúde. “Esses resultados só foram alcançados pelo compromisso e dedicação de cerca de 900 servidores da saúde”, agradece.