Cotidiano

Saúde anuncia campanha de multivacinação

Municípios desenvolverão uma atividade de atualização completa, sem uma faixa etária específica, incluindo crianças recém-nascidas até adolescentes

Cascavel – Quem é mãe sabe que todo mês de agosto tem a campanha de vacinação contra a pólio. Mas esse ano, uma alteração feita pelo Ministério da Saúde, por conta dos Jogos Olímpicos, modificou o calendário de vacinação no País. De acordo com a SESA (Secretaria Estadual de Saúde), este ano a vacina será incluída em uma campanha de multivacinação, com início no dia 19 de setembro.

Conforme a secretaria, não será aplicada uma vacina específica. Os municípios desenvolverão uma atividade de atualização completa da vacinação, sem uma faixa etária específica, incluindo crianças recém-nascidas até adolescentes.

Dentre as doses que serão ministradas estão a BCG, hepatite, pentavalente, rotavirus, HPV, entre outras. Em relação à campanha contra a pólio, segundo o Ministério da Saúde, apenas crianças de seis meses a cinco anos que ainda não completaram o esquema vacinal serão imunizadas. Cabe ressaltar que desde o início deste ano a vacinação da poliomielite passou a ocorrer em três doses da vacina injetável, aos dois, quatro e seis meses, e outras duas doses de reforço com a versão oral, a famosa gotinha, aos 15 meses e aos quatro anos. Na campanha deste ano serão vacinadas apenas crianças que não tomaram as cinco doses. O Dia D de vacinação será no dia 24 de setembro. A campanha se encerra em 30 de setembro.