Cotidiano

Saúde altera sistema em busca de agilidade

Com isso, o primeiro passo do contribuinte que precisar de um atendimento médico é procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência

Toledo – Secretaria de Saúde de Toledo redefiniu o sistema de atendimento nas unidades básicas para agilizar o atendimento da população e reduzir a fila de espera na Unidade de Pronto-Atendimento da Vila Becker. Desde o começo de janeiro, as unidades básicas de saúde passaram a atender a demanda espontânea de consultas e também as agendadas.

Com isso, o primeiro passo do contribuinte que precisar de um atendimento médico é procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. No local, o paciente será acolhido, avaliado e encaminhado para atendimento imediato na unidade, agendada a sua consulta ou mesmo encaminhado para a UPA, se for necessário. “O primeiro passo é procurar sempre a unidade básica de saúde mais próxima. Lá, o paciente será acolhido e encaminhado”, orienta o secretário municipal de Saúde, Thiago Sttefanello.

A medida, em implantação desde o começo de janeiro, reduziu em 500 pessoas o número de atendidos na UPA da Vila Becker, o que representa uma redução em torno de 9% no número de atendimentos. A prioridade no local é o atendimento de urgência e emergência.

Paralelamente, explica o secretário, é realizado trabalho de orientação na UPA para dar o encaminhamento correto. Os pacientes são inicialmente acolhidos e triados. Quando o caso pode ser resolvido na UPA, o paciente é orientado a procurar essa unidade. Ele sai da UPA com o encaminhamento e agendamento da consulta na unidade básica de saúde, dependendo da disponibilidade de vagas.

Casos de pediatria são encaminhados para o Jardim Coopagro e de clínico-geral para a unidade de saúde do antigo Mini-Hospital Jorge Nunes. No mês de janeiro, 40 pacientes foram acolhidos na UPA, triados e encaminhados para atendimento médico nas unidades básicas de Saúde.   Em fevereiro, até o dia 20, cerca de 100 pacientes passaram pelo mesmo procedimento.