Cotidiano

Saúde alerta sobre risco de raiva para alunas que tiveram contato com morcego

Cascavel – A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Cascavel pede auxílio da população para identificar uma menina que manipulou um morcego na última semana, ao encontrar o mamífero caído na rua 13 de Maio, próximo ao Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli. O risco é de que o animal esteja doente e transmita raiva à criança. A única informação sobre a garota é de que ela, no momento do contato com o morcego, vestia um uniforme azul. O NRE (Núcleo Regional de Educação) e as escolas já foram notificadas sobre o caso e ajudam na procura da criança.

Outras cinco crianças passaram pela mesma situação, mas já foram identificadas pela Sesau. Do total, apenas uma teve contato com o animal e foi encaminhada para tratamento (profilaxia com vacina e soro). Os episódios ocorreram na quinta-feira (1º) e foram denunciados à Sesau na sexta-feira (2).

Em Cascavel, não há nenhum registro de raiva humana. A doença é transmitida por meio do contato com o morcego e em hipótese alguma as pessoas devem encostar no animal. A orientação é de que as equipes da Vigilância em Saúde sejam acionadas para fazerem, de modo adequado, o resgate do morcego, processo feito com equipamentos de proteção. A Sesau alerta ainda que morcegos caídos no chão, como é o caso do animal encontrado pelas crianças, é sinal de doença.

“Pedimos em caráter de urgência que os responsáveis pelas crianças que manipularam os morcegos façam contato imediato com a Vigilância Epidemiológica pelos telefones 3321-2156/2157/2158/2159/2186/2187 ou 98431-6339”, frisou o secretário de Saúde, Reginaldo Andrade.