Saúde

Saúde alerta: “frio não elimina os criadouros” do mosquito da dengue

Com mais essa quantidade de casos confirmados, a cidade atinge o pico de 3.897, além de ter um grande número de exames aguardando resultado: 6.074

Brasília - Exposição sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, na cerimônia da troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Brasília - Exposição sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, na cerimônia da troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

 

Cascavel – Quem pensa que o frio elimina os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, está enganado. O Setor de Endemias da Secretaria de Saúde de Cascavel divulgou, ontem (18), o novo boletim da doença que confirmou mais 1.045 casos e alertou que mesmo com as temperaturas baixas dos últimos dias, é importante que a população elimine os criadouros que ficam aguardando a temperatura ideal para eclodir. O frio apenas elimina os mosquitos “alados”.

Com mais essa quantidade de casos confirmados, a cidade atinge o pico de 3.897, além de ter um grande número de exames aguardando resultado: 6.074. Do total, apenas dois casos são importados de outros municípios, ou seja, a maioria absoluta é de casos autóctones, contraídos dentro da própria cidade que vive uma epidemia da doença, assim como o estado do Paraná. Além dos casos, existem ainda três óbitos confirmados por dengue em Cascavel.

Clair Wagner, gerente de saúde, reforçou o pedido de ajuda à população já que, mesmo a dengue sendo de fácil prevenção, é uma doença perigosa, que além de matar deixa a pessoa infectada com sintomas bastantes fortes. “Precisamos que as pessoas cuidem dos locais que acumulem água. Os agentes seguem fazendo vistorias, o bloqueio de casos positivos, mas os agentes continuam encontrando focos do mosquito”, salientou.

A gerente reforçou ainda que um dos principais locais que os agentes estão encontrando as larvas são em sacos de lixo acondicionados de forma incorreta. Mais uma vez Wagner orienta que se evite deixar lixo exposto e colocar no local apropriado apenas quando o caminhão do lixo orgânico ou do reciclável passar. “Precisamos que cada um assuma a sua responsabilidade. Os serviços de saúde estão atarefados, tanto público, quanto os privados”, disse, lembrando que, apesar do frio, o número de casos continua aumentando.

 

Fumacê

Uma grande ação de combate ao mosquito está sendo realizada nos bairros com o maior número de casos. A ação começou a ser realizada na sexta-feira (13), mas devido a chuva e vento, bem comuns nessa época do ano, somente a primeira fase de aplicação foi executada nos bairros Coqueiral, Aclimação e Cancelli. Os trabalhos seguem ainda e se estenderão até a conclusão da aplicação que inclui ainda os bairros Claudete, Cascavel Velho, Itália, Itamarati, Veneza e Presidente.