Cotidiano

Sarkozy sai derrotado no primeiro debate de seu partido

62113351_Former Prime Minister current Bordeaux mayor and candidate for the right-wing Les Republica.jpgA seis semanas do início de suas primárias para as eleições presidenciais francesas de 2017 , os Republicanos começaram a definir seu candidato. O primeiro debate do partido reuniu seis homens e uma mulher e foi vencido, segundo pesquisa da emissora BFM, pelo ex-primeiro-ministro Alain Juppé, que teve 32% da preferência dos 885 entrevistados, contra 27% do ex-presidente Nicolas Sarkozy.

Condenado em 2004 a um ano de inelegibilidade devido a um caso sobre empregos fantasma, Juppé disse que o episódio não será obstáculo para sua vitória:

– Hoje em dia, os franceses têm a decisão em sua cédula do voto. Se acharem que meu erro me desqualifica, não vão me eleger.

Apesar de estar sob investigação em dois casos de corrupção e tráfico de influência e por finanaciamento ilegal de sua campanha presidencial em 2012, Sarkozy disse:

– Meu histórico judiciário, após 37 anos de vida política, [estava] virgem. Nunca fui condenado.

– Você acha que se eu tivesse algo, o que fosse, que me condenasse, eu me lançaria nessa campanha? – indagou.

Enquanto Sarkozy foi alvo da maior parte das críticas de seus adversários, Juppé optou pela discrição.

Todos os rivais destacaram que o tema central da cammpanha de Sarkozy, identidade, não é prioridade para o país. Segundo eles, o desemprego, que afeta 10% da população, o combate ao terrorismo (desde 2015, foram 238 mortos) e a imigração são assuntos mais relevantes.

Ex-ministro do Orçamento de Sarkozy (de 2007 a 2012), Jean-François Copé disparou contra o ex-presidente, por não ter feito a “ruptura” prometida durante sua campanha em 2007.

– Governamos juntos – respondeu Sarkozy.