Cotidiano

Sarkozy promete proibir burquíni na França se eleito presidente em 2017

201608251510015874_AFP.jpg CHATEAURENARD, França ? O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, prometeu nesta quinta-feira impor uma proibição nacional contra o burquíni se for eleito novamente presidente em 2017. Ele se posicionou como um forte defensor dos valores franceses e um político rígido em questões migratórias. As declarações vieram em meio à polêmica sobre o traje de banho islâmico, que foi proibido em algumas cidades francesas nos últimos dias. burquini

Centenas de apoiadores, que balançavam bandeiras francesas, aplaudiram o discurso de Sarzoky enquanto entoavam “Nicolas! Nicolas!”. Em seu primeiro evento de campanha após ter anunciado sua candidatura às eleições presidenciais de 2017, ele disse que poderia combater a violência terrorista que já matou 230 pessoas em diferentes ataques no país desde janeiro de 2015.

? Eu serei o presidente que reinstaura a autoridade do Estado ? disse o ex-presidente à multidão durante seu discurso em Chateaurenard. ? Quero ser o presidente que garante a segurança da França e de cada cidadão francês.

O atual presidente da França, François Hollande, vem assistindo à queda na sua popularidade por conta dos atentados jihadistasa no país. Em julho, as críticas contra o seu governo se intensificaram após um terrorista tunisiano ter atropelado uma multidão que celebrava o Dia da Bastilha na cidade de Nice, matando 84 pessoas.

No caminho inverso, a popularidade de Sarkozy aumentou após o atentado em Nice e o ataque de dois terroristas que degolaram, posteriormente, um padre francês na Normandia. Agora, no debate que vem tomando conta na França sobre o burquíni, o ex-presidente prometeu implementar uma política rígida em todo o país. Embora algumas localidades tenham banido o traje, não há uma proibição nacional para a vestimenta.

? Eu me recuso a deixar o burquíni se impor nas praias e piscinas francesas…deve haver uma lei para proibí-lo no território da República ? disse, em meio a fortes aplausos.? Nossa identidate está sob ameaça quando nós aceitamos uma política de imigração que não faz sentido.

Sarkozy ainda deve, no entanto, primeiro ganhar as primárias organizadas pela direita francesa, em novembro, nas quais enfrentará o ex-primeiro-ministro Alain Juppé, favorito nas pesquisas. Sarkozy anuncia candidatura