Educação

Sareh garante escolarização a mais de 300 pacientes ao mês em Cascavel

Em todo o Paraná, programa atendeu mais de 42 mil estudantes em dez anos

Cerca de 370 pacientes por mês foram atendidos no HU e na Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer) em Cascavel no ano passado por meio do Sareh (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar), da Secretaria de Estado da Educação.

Em todo o Paraná, os resultados foram significativos e o programa comemora avanços por garantir aos pacientes que não podem frequentar as aulas devido a tratamento de saúde no hospital ou em casa, a oportunidade de continuar os estudos.

“Em casa, no ano de 2017, foram atendidos 17 alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que receberam os professores três dias por semana”, explica a equipe responsável pelo Sareh na abrangência do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel.

O atendimento é feito por professores e pedagogos da rede estadual de ensino. Nos hospitais os estudantes são acompanhados por quatro profissionais (três professores e um pedagogo) que passam por um processo de seleção específico para a função.

Os professores são divididos em três áreas do conhecimento: linguagem (Inglês ou Espanhol, Língua Portuguesa, Educação Física e Arte), humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e exatas (Química, Física, Biologia e Matemática). O acompanhamento é feito durante todo o período de internamento e conta com uma estrutura escolar com salas de atendimento de escolarização, em bibliotecas ou no próprio leito de internação.

No Paraná

No ano passado foram atendidos 8.584 estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e da EJA (Educação de Jovens e Adultos): 8.142 em hospitais e 442 em casa. Já em 2016, o programa atendeu 8.121 alunos (7.791 hospitalizados e 330 em casa).

10 anos

Em 2017 o Sareh completou 10 anos de existência. Nesse período o programa já garantiu o acesso à escolarização a mais de 42 mil estudantes. Em uma década, o Estado mais que dobrou o número de instituições conveniadas com o serviço saltando de oito para 19 instituições que mantêm parceria com a Secretaria da Educação em diferentes regiões do Paraná.