Cotidiano

Sarau de Cultura reúne mais de 400 crianças no Território Cidadão II

A Secretaria Municipal de Cultura promoveu na tarde de ontem (7) um sarau literário para as crianças da Escola Municipal Francisco de Vaz Lima. O evento foi realizado no Território Cidadão II, no bairro Interlagos, e a dinâmica da Cultura reuniu cerca de 400 alunos da pré-escola até o quinto ano.

A proposta, segundo a coordenadora cultural no Território Cidadão, Meiry Okiyama, é de resgatar a leitura com as crianças. Segundo a coordenadora, existe toda uma preparação para o evento e o projeto é desenvolvido com o apoio da Biblioteca Pública Sandálio dos Santos. “As meninas do Ônibus Biblioteca vão até as crianças e contam histórias, instigando cada uma delas a contar a sua também. Esta é uma atividade que é realizada na etapa inicial de cada Território, para cumprir seu objetivo no Sarau, onde acontece essa interação dos alunos, transmitindo as histórias que eles desejam. O tema é livre, já que a proposta é eles liberarem e exercitarem sua imaginação”.

A coordenadora pedagógica do Francisco Vaz de Lima, Edivania Cedrom, ressalta que levar esse projeto para dentro da escola é de extrema importância. “É neste momento que as crianças vão ter contato com alguns gêneros literários e discursivos. Também traz para mais perto das crianças a poesia e literatura, que era tão mais presente em outras épocas e hoje já não se faz tanto assim. O evento permite a criança ter contato com essas tipologias e consequentemente ela pode melhorar na fala, na escrita, aumentar o próprio repertório e melhorar seu dia adia na escola”, completou.

As apresentações começaram com uma peça apresentada pela bibliotecária Denise Freitas, a coordenadora do Ônibus Biblioteca, Katiane Farias, a coordenadora do programa Culturação, Vanesa Moraes, e a nutricionista da Secretaria de Educação, Morgana Guerino. “Zezinha e a alimentação saudável” foi uma história interativa que movimentou todas as crianças presentes. A história falava sobre a importância da vida saudável na infância, com uma abordagem de humor e de fácil entendimento. Os alunos do colégio também contaram histórias: O Grande Rabanete, João e o Pé de Feijão, Rei Arthur, O Sanduíche da Maricota, Não Confunda, O Dragão Comilão e Peter Pan.

Ana Paula de Lima Barbosa, de 9 anos, que ama a leitura, nunca tinha se apresentado para os colegas e disse ter vontade de se apresentar em outros eventos como este: “Pra mim foi muito legal. É a primeira vez que eu apresento para tanta criança. Dá um nervosismo e a gente fica muito tensa.Dá vontade de correr, mas eu adorei”. Jean Maicon, de 10 anos, que contou João e o Pé de Feijão, também nunca tinha passado por essa experiência. “Quando eu li pela primeira vez, na sala com a professora, gostei muito dessa história, então decidi contar para todo mundo. Ali na frente, ficamos nervosos, mas depois fica tudo bem e a vergonha passa. É muito legal”.

A Isabela Andrade de Sousa Ferreira, 8 anos, foi muito fluente na contação. Ela costuma participar de dinâmicas como essa em outros eventos. “Já tinha contado O Sanduíche da Maricota antes e aí resolvi contar de novo porque gosto demais dessa história”.

A Secretaria de Cultura está desenvolvendo ações no Território durante toda esta semana. Para saber a programação, verifique abaixo:

09/06/2017 (sexta-feira)

– Rock Acústico com cantor Luke França

Horário: 14h

– Música Autoral com o Poeta Miguel das Never

Horário: 14h40

– Música Popular com a cantora Manu Cristhyna

Horário: 15h

– O Grupo Céu apresenta Música Popular

Horário: 15h40

– Música e Canto com os alunos do Programa CulturAção

Horário: 16h20

10/06/2017 (sábado)

– Participação rictv com Sorteio de brindes por toda a programação

– O cantor Rangel apresenta Sertanejo Universitário

Horário: 11h

– Sertanejo Universitário com o cantor Alison Heringer

Horário: 11h50

– A dupla Thiago e Marco Antonio comandam o palco com Sertanejo

Horário: 12h40

– O Sanfoneiro mais alegre do Brasil e a morena de Corumbá apresentam o Sertanejo Raiz

Horário: 13h30

– Sertanejo Universitário com a Dupla Diego & Eduardo

Horário: 14h10

– A Cia de Dança e Arte Jenifer Lima apresenta Dança e apresentação Teatral

Horário: 15h

– Encontro Cultural Gospel

Horário: 16h

– A Dupla Luiz Fernando e Flávio Aquino apresentam Sertanejo Universitário e Raiz

Horário: 18h

– Sertanejo Raiz pela dupla Elandro e Cardosinho

Horário: 19h

– O Cantor Ruan Braga apresenta Sertanejo Universitário

Horário: 20h

11/06/2017 (domingo)

Participação do Projeto de Inclusão Social Força Jovem Universal

– Palestra sobre Combate ao uso de Drogas

Horário: 14h20

– Apresentação de Teatro “Heróis”

Horário: 14h

– Apresentação de Teatro “Life House”

Horário: 14h40

– Apresentação de Teatro “Eclipse do Amor”

Horário: 14h55

– Apresentação de Teatro “Set me Free”

Horário: 15h10

– Agitação FJU eu sou

Horário: 15h25

– Agitação Abra-se o Mar

Horário: 15h35

– Programação Eles vs Elas

Horário: 15h45

– Gincana Dança do Esquisito

Horário: 15h55

– Gincana Jogo da Velha

Horário: 16h

– Gincana duelo do Balãozinho

Horário: 16h05

– Testemunhos

Horário: 16h10

– RAP Desperta tu que dormes

Horário: 16h15

– Paródia FJU

Horário: 16h20

– Coral Raridade

Horário: 16h30

– Apresentação FJU

Horário: 16h40