Cotidiano

Saque do FGTS depende de plano da Caixa Econômica

Depois disso, o banco fará um plano de ação para atender aos trabalhadores que têm direito a receber o benefício

Marechal Cândido Rondon – Há dúvidas e boatos quanto ao recebimento do FGTS pelos trabalhadores de Marechal Cândido Rondon após o município ter decretado estado de calamidade pública devido ao tornado que atingiu parte do município na quinta-feira. A partir do momento que o documento for reconhecido pelo Estado e pelo governo federal começa o processo de saque do saldo do fundo.

A gerente da agência local da Caixa Econômica Federal, Cleonice Spessatto Kothe, explica que o processo até o recebimento do benefício leva certo tempo. Primeiramente, segundo ela, está se aguardando o levantamento da Defesa Civil para saber quais as residências atingidas. Esses dados serão repassados em um arquivo para a Caixa Econômica que vai lançar no sistema.

Depois disso, o banco fará um plano de ação para atender aos trabalhadores que têm direito a receber o benefício.

“Ainda vamos definir o local e se atenderemos fazendo um chamamento por bairros, por ordem alfabética ou pelo calendário do PIS. No momento ninguém precisa se dirigir até a Caixa para isso. O processo até iniciar as solicitações dos pedidos vai demorar dez dias ou mais após repassados todos os dados pela Defesa Civil para nós”.

Teto

O limite máximo de saque é de R$ 6.220 por pessoa. Aquele trabalhador, por exemplo, que possui somente R$ 500 em conta do FGTS poderá fazer o saque somente desse montante. Um boato que originou tumulto foi quanto à possível exigência de Boletim de Ocorrência do sinistro para ter acesso ao recurso.

A informação não é verdadeira, já que o BO não é necessário para solicitar a retirada do saldo do FGTS. O solicitante deverá apresentar apenas comprovante de residência e documentos pessoais.