Cotidiano

São Salvador recebe informações sobre a captação do Rio São José

Cascavel – A Sanepar reuniu os moradores do Distrito de São Salvador, em Cascavel, para passar orientações técnicas sobre as obras de implantação da nova captação de água no Rio São José. O encontro, realizado na noite de segunda-feira (16), serviu ainda para esclarecer as dúvidas dos agricultores que integram a bacia do manancial que vai abastecer os moradores de Cascavel. O evento reuniu cerca de 30 moradores da localidade, gerentes e técnicos da Sanepar.

A gerência da Sanepar apresentou relato dos levantamentos e estudos que definiram a bacia e o rio como área de manancial. Desde 2006, os organismos responsáveis estabeleceram na legislação as restrições de uso das áreas que margeiam o São José. Um dos exemplos citados foi o que impede o desenvolvimento da suinocultura na região. O gerente Renato Mayer Bueno informou que a restrição não vale apenas para o São José, mas para todos os mananciais de abastecimento do Paraná.

Depois foram discutidas questões sobre indenização de áreas e de cultivos nas áreas por onde irão passar as tubulações, os acessos e onde serão implantados a barragem e os demais componentes da captação. O gerente lembrou que as áreas foram declaradas de utilidade pública estadual e que os processos de legalização estão em curso.

Ao término do encontro foi veiculado um vídeo que propõe ações de proteção nas nascentes, de recomposição da mata ciliar e das áreas degradadas a fim de garantir permanentemente a qualidade da água do manancial. O gerente disse que a Sanepar, a Prefeitura de Cascavel e a Coopavel vão firmar parceria para levar adiante as proposições e conclamou os moradores da localidade para que passem integrar o programa de educação ambiental proposto para o São José. Equipes da Sanepar estarão sempre à disposição de todos para esclarecer as dúvidas e dar orientações.

Obras

Em agosto devem ser iniciadas as obras de implantação da captação de água no Rio São José. Além da barragem, serão instalados reservatório, estações elevatórias de água, desarenador, linhas de recalque e câmaras de contato. A adutora que vai transportar a água do ponto de captação até a estação de tratamento terá mais de 14 quilômetros de extensão. A nova captação de água vai ampliar a produção diária de água em mais 65 milhões de litros e garantir o abastecimento para os moradores da cidade pelo menos pelos próximos 15 anos.