Cotidiano

São Pedro manda frio e algumas gotas de chuva para a região Sul nesta semana

Quem quiser já pode tirar a japona da naftalina

São Pedro manda frio e algumas gotas de chuva para a região Sul nesta semana

A semana começa com a chegada de uma frente fria no Sul do país. Nesta segunda-feira (3), a previsão é chuva volumosa para o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, também pode chover, mas sem acumulados expressivos, apenas chuvas acompanhadas por raios e vento.

A temperatura pode ficar entre 9 e 33 graus. Os índices de umidade relativa do ar variam entre 20% e 100% em toda a região.

Além do posicionamento da frente fria, a indicação também é de um forte sistema de alta pressão sobre a região central da Argentina que provoca a diminuição da temperatura. O sistema de alta pressão tem centro estimado de 1030hPa que mostra a intensidade da massa de ar frio.

 

mapafrio

 

Nos próximos dias, o ar frio avança em direção ao Sul do Brasil provocando forte diminuição da temperatura já a partir de quarta-feira, dia 5 de maio, quando a previsão já de  um dia frio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A temperatura no decorrer da quarta-feira (5) diminui bastante.

Na madrugada de quinta-feira (6) o frio já é intenso e com o avanço da forte massa de ar polar, a temperatura diminui ainda mais na sexta-feira, dia 7 de maio quando o centro do sistema de alta pressão, ou massa de ar frio já estará bem próximo do Rio Grande do Sul, como indicado abaixo.

mapafrio1

 

Na figura a seguir temos uma comparação entre a temperatura mínima prevista a terça-feira (4) e os valores estimados para a sexta-feira (7), Verificamos que a previsão é de uma queda significativa.

mapafrio2

O frio é intenso e a forte queda de temperatura vai provocar alguma geada já na madrugada de quinta-feira (6) embora na sexta-feira, com temperaturas ainda mais baixas e frio intenso a previsão é de formação de geada em todo o interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no sul do Paraná.

No fim de semana a temperatura começa a subir, mas apesar da elevação da temperatura a previsão ainda indica dias bem frios.

As informações são do Climatempo e do Somar Meteorologia.