Esportes

São Paulo e Grêmio jogam às 21h45

Paris – A última rodada das Eliminatórias Europeias confirmou que só uma das duas potências que integraram o Grupo A vai à Copa do Mundo de 2018. Enquanto a França garantiu a vaga direta ao bater Belarus por 2 a 1, a Holanda ficou fora até da repescagem mesmo tendo vencido a Suécia por 2 a 0.

Com os resultados da tarde de ontem, os franceses encerram o qualificatório na liderança da chave, com 23 pontos. Já suecos e holandeses somaram 19, mas o país escandinavo ficou com a segunda posição e consequentemente a vaga na repescagem por ter melhor saldo de gols (17 a 9).

No Stade de France, em Paris, os donos da casa precisavam apenas derrotar a lanterna Belarus para assegurar o primeiro lugar sem depender do resultado da Suécia. Jogaram para o gasto e cumpriram a missão. Griezmann, aos 27min, e Giroud, aos 33min do primeiro tempo, anotaram para a França, enquanto Saroka, também na etapa inicial, aos 44min, descontou para os visitantes.

Se o clima em Paris era de tranquilidade, na Amsterdam Arena os torcedores da casa esperavam testemunhar um "milagre", uma vez que só uma vitória por sete gols de diferença levaria a Holanda para a repescagem.

Coube a Robben a responsabilidade de comandar a busca pela goleada. O experiente atacante foi o melhor em campo e marcou duas vezes no primeiro tempo, aos 16min, num pênalti com cavadinha que quase o goleiro defendeu, e aos 40min, em belo chute no ângulo. Na etapa final, porém, a Suécia se fechou e segurou o placar que eliminou os anfitriões. Agora, os suecos esperam o sorteio, na terça-feira (17), que definirá seu adversário na repescagem.

Repescagem

Os resultados de ontem definiram não só os europeus classificados direto para a Copa do Mundo, mas também quem disputará a repescagem do continente. Suíça e Suécia, que foram derrotadas por Portugal e Holanda, respectivamente, além da Grécia, que venceu Gibraltar, se juntam a Croácia, Itália, Irlanda, Irlanda do Norte e Dinamarca na disputa por mais quatro vagas no Mundial da Rússia de 2018. O sorteio dos confrontos será realizado na próxima terça-feira (17) na Suíça. As oito seleções serão divididas em dois potes, levando em consideração o ranking da Fifa. Suíça, Itália, Dinamarca e Croácia, as quatro equipes melhor classificadas, estarão no Pote 1 e vão enfrentar os times do Pote 2, que terá Suécia, Irlanda, Grécia e Irlanda do Norte.