Cotidiano

São Miguel do Iguaçu reativa Conselho Municipal de Turismo

Entre as prioridades de trabalho está a revitalização do Terminal Turístico e o fortalecimento do conselho no município

O município de São Miguel do Iguaçu reativou os trabalhos no Conselho Municipal de Turismo na última terça-feira (6). O conselho já existia desde o ano de 2000, mas estava desativado, motivo pelo qual, uma nova diretoria foi formada.

Na pauta da primeira reunião esteve a revisão da Lei do FUMDETUR – Fundo Municipal de Turismo, nomeação dos membros, escolha da diretoria.

No dia 21 de junho, acontecerá um trabalho de planejamento de ações será realizado com diretora técnica do Conselho Municipal dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Sandra Finkler, que fará um trabalho de orientação e reforçar a importância do conselho para os novos membros.

Entre as principais ações previstas está a reativação e utilização do Fundo Municipal de Turismo que já passou pela avaliação da Câmara Municipal e agora receberá orientações do setor de contabilidade que explicará as possibilidades da utilização do fundo.

Também uma das prioridades é intermediar junto a Administração Municipal para a revitalização do Terminal Turístico, fortalecimento do próprio Conselho, através de palestras de técnicos de setores afins, atualizar o Planejamento Turístico do município, atualização do Inventário, Atualização do Plano Municipal de Turismo.

O Conselho Municipal de Turismo além de ser um requisito importante para a captação de recursos no setor, reúne um grupo de pessoas interessadas no desenvolvimento do turismo no município que representam vários segmentos da sociedade, onde terão o compromisso de deliberarem sobre as melhores ações e decisões para o setor, principalmente para o correto uso de recursos públicos, não ficando somente nas decisões do poder público tais ações e decisões.

“É um passo muito importante a reativação do Conselho Municipal de Turismo, sabemos a força que o trabalho do Conselho tem para alavancar o desenvolvimento do setor. Há muito trabalho a ser feito, mas temos a certeza que com a participação efetiva e o empenho de todos os membros, representantes da nossa comunidade alcançaremos os objetivos propostos. O Departamento de Turismo será grande parceiro do COMTUR para a concretização de ações para a geração de emprego e renda, bem como contribuir para o desenvolvimento da região", explica a Secretária de Cultura, Esportes e Turismo, Catiuscia Milioli Presa.

O presidente do COMTUR – gestão 2017/2018, Daniel Marques de Oliveira, diz estar honrado em ser eleito o novo Presidente. “Como empreendedor do setor de turismo sou um incentivador do desenvolvimento, nosso município possui um potencial muito grande, temos um grupo bastante interessado em trabalhar em prol do turismo da região e do município, e com certeza, tudo o que estiver ao meu alcance e dos membros nomeados será feito e com certeza a comunidade nos ajudará para realizarmos as ações necessárias para alcançar nossos objetivos. Ainda estou me inteirando das funções do Conselho mas com muita disposição e confiança no trabalho em conjunto que faremos", explica o presidente.

Confira como ficou composto o Conselho Municipal de Turismo

Representantes da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo

Titular: Catiuscia Milioli Presa

Suplente: Luciana Regina Ghellere Montibeller (Secretária Executiva)

2. Representantes da Secretaria de Educação

Titular: Rosane Scheffer Carlos

Suplente: Whashington Dartora

3. Representantes da Secretaria de Agricultura

Titular: Jean Carlo Andrade

Suplente: Leandro Da Rold

4. Representantes da Secretaria de Meio Ambiente

Titular: Fabyo Simões de Oliveira

Suplente: Claudoir da Silva Eberle

Representantes Câmara Municipal

Titular: Acir Maier Lopes

Suplente: Beatriz de Oliveira

Representantes dos Meios de Hospedagem

Titular: Fabio Moreira Prestes

Suplente: Silvio Marcon

Representantes do Setor de Alimentação

Titular: Emerson Arguello (Vice Presidente)

Suplente: Luiz Marcelo Bart

Representantes dos Empreendimentos Turísticos

Titular: Daniel Marques de Oliveira (Presidente)

Suplente: Marleide Takahashi

Representantes das Agências de Viagens

Titular: Diana Bassani

Suplente: Andressa Gonzatti Azevedo

10. Representantes da ACISMI

Titular: Hector Enebello

Suplente: Gerusa Vieira

11. Representantes da BOREAL – Cooperativa da Agricultura Familiar

Titular: Kleverson Takahashi

Suplente: Salmo Norberto Costa

12. Representantes das Instituições Financeiras

Titular: Silvania Aparecida da Silva Costa

Suplente: Adenilson Zanelatto

13. Representantes da Associação de Pescadores Colônia Z11 e Associação de ANAPESCA – Associação de Pesca Amadora

Titular: Lauro Racki

Suplente: Walter Enéas de Lima

14. Representantes da EMATER

Titular: Adalto Medina

Suplente: Keite Line Bernardt(Primeira Suplente)