Cotidiano

Santos: Nobel vai ajudar a impulsionar processo de paz na Colômbia

NOBEL-PRIZE_PEACE-GD22UQ8LU.1.jpgOSLO ? O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que o Prêmio Nobel da Paz ajudará a impulsionar o processo para acabar com o prolongado conflito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informou o secretário do Comitê do Nobel norueguês nesta sexta-feira. Nobel

? Ele (Santos) estava honrado. Estava muito agradecido. Disse que era de uma importância inestimável para avançar com o processo de paz ? disse Olav Njoelstad à emissora estatal NRK, depois de ter conversado com o presidente colombiano por telefone.

O presidente Santos ganhou nesta sexta-feira o Prêmio Nobel da Paz em 2016, em reconhecimento ao acordo negociado com as Farc. O pacto, contudo, foi rejeitado pelos colombianos em referendo no domingo.

O comitê responsável pela entrega do prêmio elogiou Santos por seus “esforços determinados para acabar com mais de 50 anos de guerra civil em seu país.”

? O prêmio também deve ser visto como uma homenagem ao povo colombiano ? disse a chefe do comitê Kaci Kullmann, ao anunciar a honraria. ? Os eleitores não disseram ‘não’ à paz, mas ao acordo.