Cotidiano

Santos envia cartas a bebês nascidos depois do cessar-fogo com as Farc

201609051109259064_AFP.jpg

BOGOTÁ ? O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, enviou cartas aos mais de 2.200 bebês nascidos na semana passada, após entrar em vigência o cessar-fogo com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Na mensagem aos chamados ?filhos da paz?, ele diz que a alegria de sua chegada ao mundo ?coincide com um dos momentos mais esperançosos? para o país.

?Você nasceu em um dia em que, depois de anos de confrontos, os fuzis se silenciaram. Nasceu quando a vida ganhou, e a esperança renasceu?, dizem as linhas, dirigidas às crianças que nasceram entre a madrugada do dia 29 de agosto, quando começou a valer o cessar-fogo, e 2 de setembro, sexta-feira da mesma semana. ?A cada ano, quando celebrar seu aniversário, a Colômbia inteira irá comemorar com você.?

2015_852039381-20150923211701860rts.jpg_20150923.jpg

O texto diz ainda que as crianças poderão ser o que quiserem, sem que suas vidas estejam ?condicionadas pelo conflito armado? que se arrastou durante mais de meio século no país. Para que o acordo de paz entre o governo e as Farc seja definitivo, a população colombiana precisa aprová-lo no plebiscito marcado para o dia 2 de outubro.

Em cópia da carta disponível no site da Presidência, o governante se dirige a uma recém-nascida chamada Valerit. Ele diz que crianças como ela por muito tempo tiveram um país em que se ?chorou e sofreu, mas agora, com seu sorriso e sua vida, tem cada vez mais oportunidade e futuro?.

?Bem-vinda à vida, a Colômbia te olha com otimismo. Bem-vinda ao país que, por fim, está construindo a paz?, finalizou o governante.