Cotidiano

Santos doará prêmio monetário do Nobel da Paz às vítimas na Colômbia

201610091616001922_AFP.jpg

RIO – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, ganhador do Nobel da Paz, anunciou neste domingo que doará o prêmio monetário para reparar as vítimas do conflito armado interno de mais de meio século.

? Este grande prêmio Nobel, que alguns consideram o mais importante de todo o planeta, vem acompanhado de um prêmio também monetário. Quero anunciar a vocês que esta noite me reuni com minha família e tomamos a decisão de doar esses oito milhões de coroas suecas (US$ 925.000) para que as vítimas possam ser reparadas ? disse Santos após uma cerimônia religiosa com afetados pelo conflito armado em Bojayá, no noroeste da Colômbia.

Acompanhado por sua esposa, seus filhos e vários membros de seu gabinete, o presidente colombiano assegurou que entregará a quantia do prêmio “a obras, fundações ou programas que tenham a ver com as vítimas e com a reconciliação”.

? Vamos perseverar, vamos persistir, persistir, persistir e persistir até que consigamos implementar o acordo assinado com as Farc. Se tiver que fazer ajustes ao que já acordamos então faremos ajustes ? acrescentou.