Cotidiano

Santos classifica como inviáveis novas propostas para o acordo com as Farc

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta quinta-feira que algumas propostas da oposição para modificar acordo de paz com as Farc são totalmente inviáveis pois ignoram a questão de conflitos armados. Santos, vencedor do prêmio Nobel da Paz, ainda reiterou sua vontade de fechar rapidamente uma nova aliança com os guerrilheiros.

? Desde o início nós formamos uma equipe para coletar, organizar e classificar as propostas recebidas. Há muitas com que concordamos e são razoáveis. Outras são difíceis , mas não impossíveis ? disse Santos ? Há outras que são totalmente inviáveis, porque têm como base, por exemplo, a ideia de que não há conflitos a serem resolvidos ? acrescentou.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o presidente Santos assinaram em setembro um acordo de paz para acabar os conflitos armados que deixaram 200 mil mortos, mas o pacto foi rejeitado pelos colombianos em um plebiscito.

De acordo com o chefe do Conselho Nacional Eleitoral, Alexander Vega, afirmou que o presidente colombiano pode convocar me plebiscito. Segundo Veja, Santos tem essa opção jurídica.