Cotidiano

Santo André, em SP, registra primeira morte por febre amarela

SÃO PAULO ? O município de Santo André, em São Paulo, registrou a primeira morte por febre amarela. Uma paciente de 28 anos morreu ontem na cidade após ser infectada com a doença depois de uma viagem a Minas Gerais, região considerada de risco. Ao voltar, apresentou sintomas da doença. As informações foram obtidas pela Agência Brasil.

Até o momento, duas pessoas morreram no estado por febre amarela silvestre autóctone, quando a doença é contraída na região onde o paciente mora. Outras cinco mortes foram decorrentes de pessoas infectadas em Minas Gerais.

A febre amarela se apresenta de duas formas: urbana e silvestre. A diferença é o mosquito transmissor. No caso da febre amarela silvestre, o vetor é, principalmente, o mosquito Haemogogus. No caso da febre amarela urbana, o mosquito responsável por transmitir a doença é o Aedes aegypti, que também transmite a dengue, a zika e a chikungunya.

Todos os casos registrados até agora são de febre amarela silvestre. Casos de febre amarela urbana não são registrados desde 1942 no país.