Cotidiano

Santa Terezinha prioriza o programa Família Acolhedora

O Família Acolhedora se torna uma medida de proteção e defesa ao direito de convivência familiar e comunitária

Santa Terezinha – Evento nesta semana envolveu e repassou informações a pessoas que têm interesse de participar do programa Família Acolhedora. Trata-se de um serviço que oferece respostas mais personalizadas de atendimento a crianças e adolescentes que, temporariamente, precisam ficar afastadas da família.

O Família Acolhedora se torna uma medida de proteção e defesa ao direito de convivência familiar e comunitária. O serviço consiste em cadastrar, selecionar e preparar famílias que garantirão apoio provisório às crianças e adolescentes em situação de risco, respeitando direito à convivência em ambiente familiar e comunitário.

A medida atende exclusivamente crianças e adolescentes de Santa Terezinha e tem por objetivos oferecer oportunidades de convivência sadia e harmoniosa, promover a interrupção do ciclo de violência e negligência doméstica, cadastrar, selecionar e capacitar as famílias acolhedoras, viabilizar o acesso de crianças e adolescentes, famílias de origem e famílias acolhedoras à rede de atendimento e fortalecer a participação da sociedade na proteção de crianças e adolescentes do município.

As famílias acolhedoras, independentemente de sua condição econômica, recebem auxilio durante o período em que crianças e adolescentes estiverem sob sua responsabilidade, assim como orientação e apoio técnico da Equipe do Creas. Segundo a secretária de Assistência Social, Ellis Regina Eberhard, a reunião foi um novo ciclo de capacitação que contempla oito famílias. “O programa tem dado excelentes resultados, pois ajuda àquelas crianças que passam por qualquer tipo de risco enquanto sua família passa por uma reabilitação, dessa forma nossas crianças não necessitam ir para abrigos fora do município”.