Cotidiano

Santa Terezinha orienta sobre descarte consciente

Adotar pequenas atitudes, como separar corretamente o lixo é uma das maneiras de ajudar na preservação do planeta, garantir um futuro melhor para todos, além de contribuir com o trabalho realizado pelos agentes ambientais da Acaresti, que são responsáveis pelo destino correto desses e de outros materiais recicláveis em Santa Terezinha de Itaipu.

Na semana do Meio Ambiente, desta segunda a sexta-feira, a prefeitura realizará uma programação especial para comemorar a data. Amanhã, às 8h30, abrindo a programação será realizada a Caminhada Ecológica do Dia Mundial do Meio Ambiente, com saída do Paço Municipal. Além disso, a região central contará com um ponto fixo para o descarte do lixo eletrônico e do óleo de cozinha usado, que será a Praça Silvino Dal Bó. Será dos dias 6 a 8 de junho, das 9h às 17h.

As outras regiões do município contarão com datas e pontos específicos para o recebimento dos materiais: Ginásio Liberalino Benedet (Santa Mônica), dia 6 de junho; Ginásio Edy Ronni Nandi (Parque dos Estados), dia 7 de junho. Ginásio Hugo Puhl (BNH), dia 8 de junho.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Paulo Squinzani, os impactos de possíveis descuidos podem atingir não só os espaços públicos com contaminação, mas também a saúde. “A coleta de lixo eletrônico, que é realizada anualmente, é uma maneira de o município garantir que esses resíduos tenham uma destinação correta para que não cheguem aos rios ou fiquem expostos em lugares indevidos, podendo afetar nossa saúde. A coleta do óleo de cozinha usado é outra forma de preservar o meio ambiente de danos, isso porque um litro de óleo pode contaminar cerca de um milhão de litros de água”, ressalta.

Armazenamento

Para a coleta do óleo de cozinha usado é fundamental que população armazene o óleo em uma garrafa PET com tampa e o coloque juntamente com os materiais recicláveis, na bolsa de coleta. Todo óleo arrecadado será destinado para Acaresti, tendo como destino, a fabricação de sabão e detergente.

Serão recolhidos

Gabinetes, notebooks, teclados, mouse, caixas de som, monitores, impressoras, scanners, telefones, televisores, vídeogame, DVDs, condicionadores de ar, além de eletrodomésticos em geral.