Cotidiano

Santa Terezinha inaugura nova UBS

A obra é resultado de parceria entre a prefeitura e o Governo do Paraná

Santa Terezinha – A administração pública de Santa Terezinha de Itaipu entregou mais uma Unidade Básica de Saúde à comunidade. O ato foi na terça-feira, data em que o município celebrou os seus 34 anos de emancipação político-administrativa. A obra é resultado de parceria entre a prefeitura e o Governo do Paraná. O ato de entrega contou com a presença de autoridades locais e regionais, além de moradores ansiosos em conhecer a nova estrutura de atendimento. Na construção do prédio, que vai atender cidadãos residentes na região do BNH e Conjuntos, e aquisição de equipamentos hospitalares e odontológicos para a estrutura, foram investidos cerca de R$ 1 milhão.

Com 456,36 metros, quase o dobro da estrutura atual que atende a região, a UBS BNH é dotada de consultórios médicos e de enfermagens para duas equipes do Programa Estratégia Saúde da Família. A unidade também dispõe de espaço para atendimento odontológico, sala de espera, triagem, vacina, curativos, procedimentos, esterilização, sala dos agentes de saúde e reuniões, além de recepção, cozinha e sanitários. “Excelente estrutura construída para atender a demanda da nossa região”, elogiou a moradora Vera Lucia Bortolotti, após conhecer as instalações. O diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, parabenizou a administração municipal pela boa gestão dos recursos públicos. “O resultado é o que presenciamos hoje, mais uma obra importante para a atenção primária em saúde. Santa Terezinha é um exemplo de boa gestão”, disse Ademir.

A nova UBS BNH integra o projeto da atual administração de reestruturar a rede física de saúde do município. Projeto esse que começou em 2014 com a reforma e adequação da antiga Unidade Mista de Saúde, onde foi implantado o Centro de Especialidades Médicas. Em 2015, a região central também foi beneficiada com uma nova Unidade Básica de Saúde. E os investimentos em saúde continuam com a ampliação do Cemu (Centro Municipal de Internamentos Urgência/Emergência) e a implantação em breve do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).