Cotidiano

Santa Terezinha dá atenção à saúde mental

Inauguração vai possibilitar o atendimento contínuo e especializado por uma equipe multidisciplinar

Santa Terezinha – Depois de vistoriadas pela 9ª Regional de Saúde, as instalações do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) foram entregues no fim de semana à comunidade de Santa Terezinha de Itaipu. O CAPS será o serviço de referência em saúde mental para o atendimento dos casos que necessitem de acompanhamento contínuo e especializado. Uma equipe multidisciplinar formada por clínico geral, psiquiatra, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e enfermagem será responsável pelo atendimento dos pacientes.

O serviço que passa a integrar a rede municipal de atendimento da saúde funcionará no prédio da antiga Unidade Básica de Saúde do BNH. O atendimento à população será de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 16h30. De acordo com o secretário de Saúde, Fábio de Mello, com a inauguração do CAPS a administração pública municipal segue investindo e inovando para melhorar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde.

“Vem para complementar a nossa rede de atendimento em saúde, na qual os pacientes terão uma atenção integral como é preconizado pelas portarias em Saúde Mental do Ministério da Saúde. O foco é ampliar o atendimento e com a qualidade que já é oferecida nos serviços disponibilizados pelo município”, afirma o secretário Fábio, que apresentou números da demanda em psiquiatria no ano passado. Houve registro de aproximadamente 2,5 mil pacientes que buscaram atendimento na área de saúde mental. “Com o CAPS, nossa meta é acompanhar todos os pacientes e oferecer toda essa estrutura e apoio para que eles possam viver com qualidade”, afirma Fábio de Mello.

Segundo o diretor da 9ª Regional de Saúde, Ademir Ferreira, Santa Terezinha mais uma vez sai na frente com a implantação do CAPS. “Poucos municípios no Brasil oferecem esse tipo de atendimento em sua rede de atendimento em saúde, então, Santa Terezinha está de parabéns pelo trabalho que realiza na saúde”. Andreia Ribeiro de Souza, presidente do Conselho Municipal de Saúde, também destacou a importância do serviço para a população: “Fundamental e que vem para somar com os outros programas e serviços já oferecidos”.

Avanços à comunidade

Só na Atenção Básica à Saúde, a implantação de mais quatro equipes da Estratégia Saúde da Família, em 2014 e a adesão do Programa Mais Médicos do governo federal ampliou a rede de assistência primária de prevenção e promoção da saúde para 100% de cobertura da população estimada em 22 mil habitantes. Com isso foi possível ampliar o acesso da população aos programas de imunização, preventivos do colo de útero e de mama, pré-natal, puericultura, hiperdia, as consultas médicas e de enfermagem e aos procedimentos de baixa complexidade. A inauguração do Centro de Especialidades Médicas também proporcionou ao cidadão e às equipes da Estratégia Saúde da Família o encaminhamento dos usuários do SUS às especialidades médicas dentro do próprio município, garantindo ao cidadão o atendimento integral de suas necessidades em saúde.