Cotidiano

Santa Lúcia é a única cidade que não registrou casos de dengue

Conforme boletim da Secretaria, somente no Oeste são 6.692 casos confirmados

Santa Lúcia – O combate à dengue é uma das principais lutas dos municípios paranaenses. Conforme recente boletim da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) somente no Oeste são 6.692 casos confirmados e quase 17 mil notificações.

Entretanto, ações podem evitar a proliferação do mosquito transmissor. É o caso de Santa Lúcia, que até o momento não tem nenhum caso confirmado de dengue. O município apresenta apenas sete suspeitas.

Segundo o secretário de Saúde, Joceli José Cardosa, as visitas feitas aos moradores pelos agentes de endemias são fundamentais para o controle da doença.

“Durante as visitas é feito trabalho de orientação, que ajuda muito. A maioria da população é bem receptiva, deixando que os agentes atuem de forma adequada”, explica Cardosa. Em Santa Lúcia, dois agentes de endemias realizam visitas periódicas.

Além disso, outro método que tem funcionado no município são os mutirões. O primeiro deles ocorre sempre antes do inverno, entre os meses de junho e julho. A segunda e última etapa é realizada em outubro.

“O objetivo é recolher entulhos deixados em locais inadequados e que podem acumular água e também objetos que estão em quintais que servem como criadouro do mosquito. Nessa ação, funcionários de vários setores participam – cerca de cem pessoas”, relata o secretário. Todos os materiais recolhidos são posteriormente encaminhados ao aterro sanitário.

(Com informações de Marina Kessler)