Cotidiano

Santa Helena pede ajuda para conter criminalidade

Segundo o presidente da Acisa, Edson Kehl, entre as sugestões estão instalação de maior número de câmeras de monitoramento

Santa Helena – Mesmo com o empenho do Estado e com a dedicação das forças policiais, os índices de criminalidade preocupam cidades em todo o Paraná. É o que ocorre em Santa Helena, que tem o quadro agravado principalmente pela sua proximidade com o reservatório da usina de Itaipu.

O lago é empregado, devido à sua extensão, em diversas práticas criminosas, como o contrabando e o descaminho. Na tentativa de reduzir os reflexos da criminalidade, líderes estiveram reunidos na Acisa para elaborar um diagnóstico sobre a realidade do setor.

Um documento em formatação será encaminhado ao prefeito Airton Copatti, ao secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, e ao chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni. Diversas estratégias, assim como pontos deficitários em segurança pública, foram apresentados em reunião no fim de semana. O encontro contou com a presença de representantes da Acisa, Caciopar, polícias, administração pública e poderes judiciário e legislativo.

Contatos devem ser feitos com os representantes desses órgãos para organizar o diagnóstico da segurança pública. Posteriormente, as demandas serão encaminhadas para a administração para serem entregues às autoridades competentes do Estado.

Segundo o presidente da Acisa, Edson Kehl, entre as sugestões estão instalação de maior número de câmeras de monitoramento, organização de campanhas, confecção de cartilha de segurança, implementação de grupos comunitários e virtuais e instituição de projetos de apoio mútuo, como o Vizinho Solidário.