Cotidiano

Santa Helena intensifica as ações de combate à dengue

Santa Helena – Aproveitando as condições climáticas favoráveis, o Setor de Endemias do Município de Santa Helena iniciou os trabalhos para obter o LIRAa – índice de infestação do Aedes aegypti. A equipe de endemias leva cinco dias para executar o trabalho, de forma intensa realizará o mesmo trabalho em dois dias para nessa semana receber o resultado.

As diretrizes para realizar o LIRAa vêm do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) que possui o cadastro com os dados de todos os imóveis do perímetro urbano e das localidades do Município de Santa Helena. O próprio programa faz o sorteio, que define os imóveis e o número de imóveis que os agentes de endemias visitarão.

“Normalmente 460 imóveis são visitados. Depois de coletado todos os dados, número de amostras, saber se os imóveis são residências, terrenos baldios ou comércio, a reunião dessas informações são lançadas novamente no sistema e ele vai apurar e apresentar um índice, que vai nos dar o LIRAa, índice amostral do Município”, explica o coordenador do Setor de Endemias, Rodrigo Refati.

O último índice LIRAa realizado no mês de novembro de 2017 foi de 5,9%, sendo considerado um índice alto, porém com poucos casos confirmados. Foram seis casos autóctones e três importados com 159 notificações. Em 2016 foram confirmados 527 casos no município de Santa Helena.

O PSS (Processo Seletivo Simplificado) nº 004/2017, foi realizado para contratação de novos agentes de endemias por tempo indeterminado. No dia 11 de janeiro será apresentada a classificação final preliminar e no dia 19 será apresentada a classificação final definitiva e homologação final do processo seletivo público.