Cotidiano

Sanepar tem dez mil km de rede no Oeste/Sudoeste

Hoje, são atendidos 85 municípios nas duas regiões

Corbélia – A Sanepar, que está nas regiões desde a década de 1970, promove imensas transformações nas cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná. No início, o objetivo maior foi o de garantir o abastecimento com água tratada. Após a universalização do abastecimento, chegaram com grande força os investimentos para implantação dos sistemas de esgoto sanitário.

Hoje, são atendidos 85 municípios nas duas regiões. Com uma extensão de redes de distribuição de mais de 10,3 mil km, a Sanepar leva água tratada para 622,4 mil domicílios e atende 100% dos moradores das áreas urbanas. Já o serviço de coleta e tratamento de esgoto atende quase 400 mil imóveis. Todo o esgoto retirado das residências é tratado em estações que atendem à legislação ambiental.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, diz que a Sanepar é a melhor companhia de saneamento do país porque conta com a melhor equipe de saneamento do país. “Nossos empregados são heróis anônimos que trabalham com amor e fazem o seu melhor para que a população tenha serviços ininterruptos e de qualidade.”

 

Destaques

Na região Oeste, uma das maiores conquistas foi em Cascavel. A cidade assumiu a segunda posição no ranking de saneamento do Estado com mais de 96% de atendimento com coleta e tratamento de esgoto. Foram ampliadas as redes coletoras de esgoto e de distribuição de água. A região Sul da cidade agora tem um reservatório para melhorar ainda mais as condições de abastecimento.

Toledo ganhou uma das mais modernas estações de tratamento de esgoto e teve ampliada a capacidade de produção e de reservação de água. Em Corbélia, foram ampliadas e modernizadas as duas estações de tratamento de esgoto. Em Santa Tereza do Oeste, a construção de uma estação de tratamento de água resolveu o problema no abastecimento. Em Ibema, foi interligado mais um poço para reforçar o abastecimento, e Iguatu e Campo Bonito receberam novos reservatórios. 

Reservatórios

Os moradores da Região Sul de Foz do Iguaçu viram a construção de dois novos reservatórios que vai estabilizar o fornecimento de água. A rede de coleta de esgoto também foi estendida em 39 km e os moradores da região da Vila Adriana agora têm acesso à rede pública. Para atender ao crescimento da cidade, o sistema de tratamento também foi ampliado, com a construção de novas estruturas. Em Terra Roxa, o acesso à coleta de esgoto chegou para mais de 2,6 mil famílias, e em Assis Chateaubriand a capacidade de produção de água foi ampliada em 90%.