Cotidiano

Sanepar investe em um novo reservatório em Santa Helena

Mais dois reservatórios são instalados pela Sanepar em Realeza e em Santa Helena. As duas unidades têm capacidade para armazenar um milhão de litros de água cada e vão garantir o abastecimento para os moradores das áreas urbanas das duas cidades.

Em Santa Helena, a obra do reservatório termina no fim deste mês. A estrutura tem capacidade para armazenar um milhão de litros de água e tem aproximadamente 11 metros de altura. A montagem do tanque é feita utilizando motores elétricos que unem as estruturas pré-fabricadas. Esse novo reservatório será integrado ao sistema de distribuição de água em setembro, contribuindo com o fornecimento de água para mais de 14 mil pessoas. Para construir o reservatório, a Sanepar está investindo cerca de R$ 1 milhão.

O gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, explica que as obras fazem parte do conjunto de melhorias projetadas para manter em 100% o índice de atendimento com água tratada nas duas cidades. Segundo Renato, os dois sistemas apresentavam defasagem de reserva de água para atender a demanda da população e nos horários de maior consumo causavam despressurização nas redes de distribuição. As novas unidades, somadas à estrutura existente em Realeza e Santa Helena, devem atender a necessidade de reservação pelos próximos dez anos. Os dois reservatórios são construídos em aço vitrificado.

 

 

Acréscimo de 150%

O reservatório de Realeza vai operar na Rua Barão do Rio Branco, ao lado do escritório de atendimento aos clientes da Sanepar. O sistema tem hoje dois reservatórios que armazenam juntos 650 mil litros. Com a nova unidade, o sistema de armazenamento de água terá um acréscimo de mais de 150%. Os investimentos nessa ampliação são de mais de R$ 1 milhão. A obra deve ser concluída até o fim de julho e vai contribuir com o abastecimento de água dos 5,8 mil domicílios da cidade.