Cotidiano

Sanepar inicia curso de inovação em saneamento para países da América Latina, Caribe e África

Curso é feito em parceria entre Sanepar, governo brasileiro e agência japonesa de cooperação internacional. Os instrutores são profissionais da Sanepar com formação acadêmica em diferentes áreas do conhecimento

Sanepar inicia curso de inovação em saneamento para países da América Latina, Caribe e África

A Sanepar começou nesta semana um curso internacional para 12 profissionais de empresas vinculadas aos processos de saneamento de Cabo Verde, El Salvador, Paraguai, Peru e Guatemala. O Curso Internacional de Boas Práticas de Gestão e Inovação na Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário é promovido em parceria pela Sanepar, Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ministério das Relações Exteriores e Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Este é o segundo curso internacional para profissionais da América Latina, Caribe e África em que a Sanepar é a instrutora no âmbito do Programa de Treinamento para Terceiros Países. Serão realizados 22 encontros em uma plataforma virtual, medida excepcional por causa da pandemia da Covid-19. Os instrutores são profissionais da Sanepar com formação acadêmica em diferentes áreas do conhecimento.

“Essa troca de boas práticas entre os países é muito importante para promover a saúde da população. O curso visa a transmissão de conhecimento dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, para que sejam feitos com muita qualidade, zelo, atenção e inovação. E também é fundamental que o saneamento garanta a preservação do meio ambiente e a observação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. É uma troca de experiências que vai levar melhoria à vida do nosso povo. Embora tenhamos uma divisão territorial, somos um único povo”, disse o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, na abertura do curso.

O representante sênior da JICA, Shinji Sato, destacou que a relação de transferência de tecnologia entre a agência japonesa e a Sanepar existe desde 1998. “A JICA age em parceria com o governo brasileiro há mais de 60 anos. Esse curso é resultado dessa relação que tem fortalecido a capacidade técnica do governo brasileiro e das instituições que promovem a troca de conhecimento”, disse.

“Essa parceria tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de outros países por meio de capacitação graças à expertise das instituições brasileiras”, completou o gerente de projetos da ABC, Josué Nunes Neto.

PARTICIPANTES – Os participantes deste segundo curso são da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS), da empresa Águas de Santiago e do Governo de Cuneme, de Cabo Verde; da Controladoria Geral da República e da empresa Servicio de Agua Potable y Alcantarillado de Lima (Sedapal), do Peru; do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais, de El Salvador; do Ministério do Ambiente e Recursos Naturais, da Guatemala; e da Empresa de Servicios Sanitarios del Paraguay S.A. (Essap), do Paraguai.

AEN