Cotidiano

Sanepar encerra curso de boas práticas e inovação para países da América Latina, Caribe e África

Curso internacional para profissionais dos setores de saneamento e recursos hídricos de Angola, Cabo Verde, El Salvador, Paraguai, Peru e Guatemala foi realizado por meio de parceria entre Sanepar, governo brasileiro e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica)

Sanepar encerra curso de boas práticas e inovação para países da América Latina, Caribe e África

A Sanepar encerrou a segunda edição do curso internacional para profissionais dos setores de saneamento e recursos hídricos de Angola, Cabo Verde, El Salvador, Paraguai, Peru e Guatemala. O Curso Internacional de Boas Práticas de Gestão e Inovação na Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário foi promovido por meio de uma parceria entre a Sanepar, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), no âmbito do Programa de Treinamento para Terceiros Países.

Durante 22 encontros em plataforma virtual, 12 profissionais tiveram acesso a conteúdos dos processos de água e esgoto da Sanepar e puderam identificar oportunidades de cooperação entre seus países e as entidades organizadoras. No encerramento, cada um apresentou de que forma os conhecimentos abordados no curso poderão ser aplicados em seus territórios, gerando aprimoramentos e valor para a sociedade.

As apresentações foram agrupadas nos temas água e esgoto. No que diz respeito à água, abordaram-se práticas de manejo e conservação de mananciais, a otimização dos processos produtivos, com foco no uso eficiente da energia, incluindo a geração de energia elétrica a partir de turbinas e de placas solares. Em relação ao tema esgoto, identificaram-se oportunidades para implantação de redes eficientes coletoras e de aplicação do conceito de economia circular, contemplando a reciclagem do lodo na agricultura e a produção e o aproveitamento energético do biogás.

Maria Mayen, assessora do Departamento para o Manejo de Resíduos Sólidos do Ministério de Ambiente e Recursos Naturais da Guatemala, afirma que o curso foi muito enriquecedor e interessante. “O conhecimento pode ser aplicado no momento em que os municípios forem projetar suas estações de tratamento de esgoto, já planejando para que sejam sustentáveis desde o começo com aproveitamento do material resultante do processo em outra atividade”, disse.

Arquiteto sênior da Província de Cunene, em Angola, Édio Gentil Saumbwako José avalia que o curso internacional é uma ferramenta imprescindível para a realidade angolana, em especial por conta das grandes alterações climáticas registadas nos últimos anos no Sul do país, o que foi agravado pela insuficiência de investimentos no aproveitamento das potencialidades hídricas.

“O Governo angolano está dando passos positivos, mas para além do investimento temos a componente da gestão e manutenção dos grandes arranjos hidráulicos que estão em curso. Refiro-me aos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, bem como a transferência de grandes volumes dos rios, em épocas de cheias, para barragens de retenção de água que podem ser usadas nos períodos de crises hídricas, como a registrada em 2019 quando a média mensal de chuvas chegou a 39,4 milímetros”, afirma.

Édio destaca a necessidade de formação de pessoal qualificado como a melhor aposta em função falta de quadros locais para gestão e operacionalização dos sistemas. “Por isso, congratulamos a parceria e a assistência técnica de todos os atores envolvidos na realização desta formação, com realce a Jica, ABC e Sanepar.”

O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, coordenador e instrutor do curso, ressalta que a iniciativa fortaleceu os laços técnicos e institucionais entre as partes, potencializando ações colaborativas. “O compartilhamento de conhecimentos e a troca de experiências são fundamentais para a promoção do saneamento ambiental sustentável nas nações. Durante o curso, a Sanepar demonstrou boas práticas e inovações, fruto da prestação de serviços qualificados de saneamento ao longo de décadas, ratificando sua visão”, afirma Possetti.

AEN