Cotidiano

Sanepar: Conta de água irá aumentar mais de 10%

Em julho do ano passado, a companhia obteve uma correção extraordinária de 8%

Curitiba – A Sanepar foi autorizada a reajustar as tarifas de água e esgoto em 10,48%. O decreto que regulamenta os novos valores a serem cobrados pela empresa foi publicado na terça-feira (1º) no Diário Oficial e os novos valores entram em vigor em 30 dias.

O reajuste é o segundo em menos de um ano. Em julho do ano passado, a companhia obteve uma correção extraordinária de 8% com a justificativa de que precisava recompor suas margens diante do aumento no custo da energia elétrica.

A correção de 10,48% está em linha com a inflação. O IPCA, índice usado para determinar a meta de inflação, acumulou uma alta de 10,71% nos 12 meses até janeiro deste ano. No reajuste anual de 2015, também autorizado no mês de fevereiro, foi aplicado um índice de 12,5%, acima da inflação.

Com a aplicação do índice, o consumo residencial de água até 10 metros cúbicos ficará em R$ 33,74, mesmo valor cobrado de pequenos comércios. O metro cúbico excedente custará R$ 5,06. A tarifa de esgoto é de 85% desse valor em Curitiba e 80% em outras localidades.