Cotidiano

Sanepar conclui obras que ampliam abastecimento aos cascavelenses

A obra aumenta em 60% o volume de água distribuída e vai beneficiar diretamente 120 mil pessoas

Cascavel – Depois de movimentada operação no domingo (16), a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) concluiu as obras de melhorias e de ampliação do sistema de abastecimento de água de Cascavel, quando o último trecho de tubulação, dos 700 metros de adutora, foi interligado ao sistema. A obra aumenta em 60% o volume de água distribuída e vai beneficiar diretamente 120 mil pessoas.

A interligação do novo trecho de adutora amplia de 425 para 680 mil litros por hora a vazão da água que é transportada da estação de tratamento do Parque São Paulo até o Centro de Reservação do Jardim Gramado. A Sanepar investiu R$ 668 mil reais neste empreendimento.

Os moradores das regiões dos bairros Canadá, Interlagos, Julieta Bueno, Tarumã, Gramado, Pacaembu, Morumbi, São Cristóvão e Nova York, serão os maiores beneficiados, embora a melhoria se estenda para todos os cascavelenses, como explica o gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno. “Como o sistema funciona de forma integrada, a ampliação também reflete melhorias no fornecimento de água para todas as regiões da cidade, porque podemos fazer manobras e injetar a água que sobra de um setor para outro”.

A tubulação instalada é em ferro dúctil, com 500 milímetros de diâmetro. A rede foi assentada no primeiro terço da via, fora da área de passeio onde estão concentradas as demais tubulações subterrâneas, exceto nos trechos de interligação. “Pela forma de assentamento e pelo material da rede, dificilmente haverá necessidade de manutenção. E, se por ventura, tivermos de realizar alguma intervenção, os transtornos serão menores e não vão comprometer as demais instalações no trecho”, destaca Bueno.