Cotidiano

Sanepar coleta 660 toneladas de lixo no Litoral nesta temporada 

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fez um balanço das atividades realizadas durante a Operação Verão Paraná até o último dia 4 de fevereiro. Foram coletadas 660 toneladas de lixo nas praias de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, 132 mil pessoas usaram as duchas ecológicas e outras 260 as cadeiras anfíbias.

“Nossas praias são as mais limpas de todo o país”, disse o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, em razão dos resultados alcançados com o serviço de coleta de lixo e de higienização das areias das praias, que vem sendo feito em 48 quilômetros de faixa litorânea.

Durante o dia, 91 coletores recolhem resíduos e fazem a varrição nas praias. No período da noite, entram em ação seis máquinas saneadoras, que peneiram e revolvem a areia. Para estes trabalhos, são utilizados ainda sete equipamentos do tipo dumper (mini caçamba) e seis tratores.

Fizeram sucesso no litoral paranaense as 55 duchas ecológicas do projeto Chuá, que já foram usadas por 132 mil pessoas. As duchas estão instaladas em dez pontos fixos e dois pontos móveis nas principais praias do Litoral, e funcionam com água do lençol freático e um processo simples de filtração e cloração.

As cadeiras anfíbias do Projeto Praia Acessível foram usadas 260 vezes. Elas foram feitas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, utilizando rodas especiais e material resistente, adequadas para entrar no mar. Quarenta e oito profissionais treinados ficam nos pontos de atendimento para dar assistência aos usuários.

SANEAMENTO

Para garantir a atendimento dos clientes, a Companhia vem fazendo grandes investimentos em obras no Litoral desde 2.011. Mais de R$ 480 milhões foram investidos ao longo desses anos.

Os recursos, além de manter o atendimento de 100% da população urbana com água tratada, ampliou o atendimento com o serviço de esgoto, alcançando índices elevados: 82,19% em Guaratuba, 70,71% em Matinhos e 48,06% em Pontal do Paraná, conforme dados da Sanepar de janeiro de 2.018.

Quem precisar de atendimento, pode entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115 ou através do aplicativo Sanepar Mobile. Os serviços funcionam 24 horas, todos os dias da semana.

Durante esta temporada de verão já foram prestados 1.891 atendimentos, referentes a informações, orientações e problemas com água e esgoto.