Cotidiano

Sanepar atende com água mais de 622 mil domicílios no Oeste e Sudoeste do Estado

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) completou nesta semana 54 anos de história. A chegada da empresa nas regiões Oeste e Sudoeste foi na década de 1970. No início, o objetivo maior foi o de garantir o abastecimento com água tratada. Após a universalização do abastecimento, chegaram com grande força os investimentos para implantação dos sistemas de esgoto sanitário. 

Hoje, são atendidos 85 municípios nas duas regiões. Com uma extensão de redes de distribuição de mais de 10,3 mil km, a Sanepar leva água tratada para 622,4 mil domicílios e atende 100% dos moradores das áreas urbanas. Já o serviço de coleta e tratamento de esgoto atende quase 400 mil imóveis. Todo o esgoto retirado das residências é tratado em estações que atendem à legislação ambiental. 

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, diz que a empresa é a melhor companhia de saneamento do Brasil porque conta com a melhor equipe do país. “Nossos empregados são heróis anônimos que trabalham com amor e fazem o seu melhor para que a população tenha serviços ininterruptos e de qualidade”. 

DESTAQUES – Municípios de pequeno, médio e grande portes foram contemplados com grandes obras de saneamento nos últimos seis anos. No Sudoeste, destaca-se a implantação do sistema de esgoto sanitário em Salto do Lontra. Francisco Beltrão recebeu a Estação de Tratamento de Esgoto Santa Rosa para atender à população da Cidade Norte e teve ampliada e modernizada a Estação de Tratamento de Água Marrecas. 

Atualmente, estão sendo ampliados os sistemas de esgoto de Marmeleiro e de Pranchita e está em desenvolvimento o projeto para mudança da estação de tratamento de esgoto de Pato Branco, atendendo a antigo anseio da população. O tratamento de água de Pato Branco também passou por ampliação, melhorias e modernização. 

Nova Prata do Sudoeste recebeu nova captação e nova estação de tratamento de água. Foram ampliados ainda os sistemas de abastecimento de Coronel Vivida, Chopinzinho, São Jorge, Verê, São João e Sulina. Novos reservatórios de água foram instalados nos sistemas de Mariópolis, Coronel Domingos Soares, Mangueirinha, Saudade do Iguaçu, no distrito de Nova Espero, em Pato Branco, e no Bairro Araucária Park, em Vitorino. 

Na região Oeste, uma das maiores conquistas foi em Cascavel. A cidade assumiu a segunda posição no ranking de saneamento do Estado com mais de 96% de atendimento com coleta e tratamento de esgoto. Foram ampliadas as redes coletoras de esgoto e de distribuição de água. A região Sul da cidade agora tem um reservatório para melhorar ainda mais as condições de abastecimento. 

Toledo ganhou uma das mais modernas estações de tratamento de esgoto e teve ampliada a capacidade de produção e de reservação de água. Em Corbélia, foram ampliadas e modernizadas as duas estações de tratamento de esgoto. Em Santa Tereza do Oeste, a construção de uma estação de tratamento de água resolveu o problema no abastecimento. Em Ibema, foi interligado mais um poço para reforçar o abastecimento, e Iguatu e Campo Bonito receberam novos reservatórios. 

Os moradores da Região Sul de Foz do Iguaçu viram a construção de dois novos reservatórios que vai estabilizar o fornecimento de água. A rede de coleta de esgoto também foi estendida em 39 km e os moradores da região da Vila Adriana agora têm acesso à rede pública. 

Para atender ao crescimento da cidade, o sistema de tratamento também foi ampliado, com a construção de novas estruturas. Em Terra Roxa, o acesso à coleta de esgoto chegou para mais de 2.600 famílias, e em Assis Chateaubriand a capacidade de produção de água foi ampliada em 90%. 

CRESCIMENTO – De 2011 a 2015, a Sanepar teve acréscimo de 34% nas ligações de esgoto. Em cinco anos, a empresa fez um quarto das ligações de esgoto instaladas em todo o Estado ao longo de 54 anos. Em ligações de água, a companhia cresceu 15%. 

Hoje, a Sanepar já está bem acima da média nacional na coleta e tratamento de esgoto. A empresa tem um índice de coleta 71%, tratando 99,5% do esgoto coletado. A média nacional é de 49% na coleta e 40% de tratamento. 

“Os números demonstram a grandeza e a dimensão que a Sanepar atingiu nestes 54 anos”, ressaltou Mounir Chaowiche. “Temos uma perspectiva muito boa para os próximos anos. A Sanepar está caminhando a passos largos, com investimentos vigorosos, para um crescimento cada vez maior”, avaliou. 

RECONHECIMENTO – A empresa é referência no setor de saneamento no país em razão da eficiência operacional, dos resultados econômicos e da sólida política socioambiental. O ranking do jornal Valor Econômico apresenta a Companhia como a melhor empresa do setor de água e saneamento do Brasil. 

O governador Beto Richa disse, durante as comemorações dos 54 anos da Sanepar, que os dados do Instituto Trata Brasil mostram que, das 20 cidades com os melhores índices de saneamento do país, cinco são paranaenses: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Curitiba e Cascavel, sendo Curitiba a melhor entre as capitais brasileiras. 

A Sanepar também conquistou o primeiro lugar da Região Sul no setor de infraestrutura e o segundo em nível nacional no ranking Maiores e Melhores de 2015 da revista Exame e teve o melhor desempenho financeiro no setor de saneamento e água no ranking da revista Época Negócios (2015).