Cotidiano

Sanepar amplia sistema de coleta e tratamento de esgoto

O benefício chegará para quase duas mil famílias; já foram concluídos 76% das obras

Santa Terezinha de Itaipu – O município de Santa Terezinha de Itaipu está perto de alcançar o índice de 65% da população com acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto. As obras da Sanepar, no valor de R$ 6 milhões, estão na fase final.

O novo índice de cobertura será maior do que a média brasileira. Segundo o mais recente levantamento do Sistema Nacional de Informações em Saneamento, de 2013, no Brasil 48,6% do esgoto é coletado e 39% é tratado. Nas cidades atendidas pela Sanepar, todo o esgoto coletado é tratado.

Desde o início de 2014, foram executados aproximadamente 28 quilômetros de rede coletora de esgoto e cerca de 3,7 quilômetros de tubulações que auxiliam o sistema de coleta.

A estação elevatória que fará o transbordo do efluente coletado para a estação de tratamento também já está em fase final de construção. São cerca de 40 quilômetros de rede coletora de esgoto instalados. O benefício chegará para quase duas mil famílias. Já foram concluídos 76% das obras.

Para se conectar à rede, os moradores dos imóveis atendidos devem aguardar a autorização da empresa.

“Quando a rede de esgoto estiver disponível para ser usada, a população será informada”, diz o gerente regional da Sanepar Rodrigo Becker.

Agentes da Companhia vão percorrer as residências nas quais a rede estiver liberada para entregar panfletos com as orientações sobre como fazer a conexão e os prazos que devem ser cumpridos.