Cotidiano

Sanders fica na corrida, mas faz discurso de conciliação com Hillary

DEM 2016 Sanders-GIH2P39DL.1.jpgBURLINGTON, Vermont, EUA ? Apesar de ter ficado atrás de Hillary Clinton na disputa das primárias democratas e a rival ter alcançado o apoio necessário para ser confirmada como a candidata do partido para a disputa à Casa Branca, o senador Bernie Sanders garantiu nesta quinta-feira que não desistirá da campanha até a convenção nacional da legenda. sanders

Numa transmissão feita ao vivo para apoiadores e em uma série de publicações nas redes sociais, Sanders disse que ele “trabalhará com Hillary para transformar o partido”, pregando a continuidade do que chamou durante a campanha de “revolução política” e tendo agora como foco todos os esforços possíveis para enfrentar o magnata Donald Trump em novembro.

? O maior desafio que temos é ter certeza que Trump será derrotado. Planejo iniciar minha parte nesse processo bem em breve.

As declarações indicam uma postura de conciliação do senador, que, apesar de não ter condições de reverter a derrota nas urnas das prévias, se recusou a abandonar a disputa enquanto tiver chance de ser escolhido caso haja uma mudança brusca por parte dos superdelegados (representantes do alto escalão do partido que votam livremente e poderiam definir a disputa para qualquer lado, na situação atual).

Sanders destacou que sua campanha superou todas as expectativas e teve adesão por parte de jovens em todos os cantos do país. Numa disputa considerada fácil para Hillary, o senador de 74 anos ganhou mais de 20 estados e preocupou a campanha da rival, frente a um candidato imprevisível e populista como Trump, do lado republicano.

VIRTUALMENTE GARANTIDA

A ex-secretária de Estado ganhou nesta terça-feira a última primária do partido, realizada em Washington, e se reuniu com o rival no momento em que os Estados Unidos enfrentam as sequelas do pior atentado em seu território desde 11 de setembro de 2001.

Os dois se reuniram em um hotel de Washington ?e tiveram uma discussão positiva sobre suas respectivas campanhas, sobre a unidade do partido e a perigosa ameaça que Donald Trump representa para nossa nação?, afirma um comunicado divulgado pela campanha de Hillary.

? Tiveram uma discussão positiva sobre a melhor maneira de atrair mais pessoas ao processo político e sobre a ameaça representada por Trump ? disse Michael Briggs, porta-voz de Sanders.