Cotidiano

Samsung vira alvo de investigação em escândalo político sul-coreano

201611080155296074_RTS.jpgSEUL ? Promotores da Coreia do Sul invadiram os escritórios da Samsung nesta terça-feira como parte de uma investigação sobre um escândalo político envolvendo a presidente Park Geun-Hye e sua amiga, Choi Soon-il, acusada de exercer influência indevida nos assuntos do governo.

A agência de notícias da Coreia do Sul informou que os promotores investigam se a Samsung fornecer indevidamente assistência financeira à filha de Choi. Há suspeita de que a gigante da tecnologia forneceu 2,8 milhões de euros a uma empresa liderada Choi Soon-il e sua filha. A companhia se recusou a comentar sobre o caso.

A presidência de Park foi abalada pelo escândalo envolvendo Choi, suspeita de usar sua proximidade com o presidente para se interferir em assuntos do governo e exercer influência nas comunidades esportivas e culturais.

Choi foi acusada de abuso de poder e fraude, enquanto um ex-assessor foi acusado de abuso de poder e extorsão depois de ter ajudado a levantar 77,4 bilhões de won (US$ 68 milhões) de dezenas dos maiores conglomerados do país em nome de duas fundações.