Cotidiano

Samsung vai revelar resultado de investigação sobre baterias explosivas

63827598_FILE PHOTO - An exchanged Samsung Electronics%27 Galaxy Note 7 is seen at company%27s headquar.jpg

RIO – A Samsung deve revelar na segunda-feira os resultados de uma investigação que apurou os motivos para explosões e incêndios em baterias de celulares do modelo Galaxy Note 7, mas o jornal americano “Wall Street Journal” adiantou nesta sexta-feira algumas das descobertas. Em alguns celulares, o tamanho indevido da bateria levou a um superaquecimento; em outros, problemas de fabricação não detalhados foram a causa.

Os incidentes, que aconteceram inclusive em celulares enviados a clientes como substituição a produtos com defeitos, provocaram perdas milionárias para o grupo asiático, que teve a reputação ferida.

No início de setembro, o grupo sul-coreano retirou 2,5 milhões de celulares Galaxy Note 7 do mercado quando vieram à tona casos em que as baterias de lítio explodiram enquanto eram carregadas. Quando mesmo os celulares de reposição começaram a pegar fogo, a Samsung decidiu suspender a venda e paralizar a produção do modelo, em outubro.

A Samsung contratou três empresas especialistas em controle de qualidade para conduzir uma investigação independente. O “Wall Street Journal” afirmou ter obtido as informações a partir de pessoas envolvidas na apuração.

Imagens e vídeos de celulares explodindo viralizaram nas redes sociais, levando inclusive à proibição da presença do modelo em aviões.