Cotidiano

Samsung é notificada por explosões de máquinas de lavar roupas

201609290101374450_RTS.jpg

RIO – Depois de ter problemas com a explosão do seu smartphone Galaxy Note 7, a Samsung está mais uma vez na mira das agências de regulação dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, foi emitido pela Comissão de Segurança de Produtos de Consumo americana um alerta de segurança modelos de máquina de lavar roupas da empresa, depois que clientes relataram que algumas delas explodiram, informou a CNN. Samsung2909

O aviso cobre máquinas produzidas entre março de 2011 e abril de 2016 e não especifica um modelo. A comissão sugeriu que as pessoas usem apenas o ciclo delicado para lavar roupa de cama, resistentes à água e itens volumosos, porque a velocidade de centrifugação inferior “diminui o risco de lesões por impacto ou danos materiais devido à máquina de lavar ser forçada para fora de sua posição.”A agência declarou ainda que está trabalhando com a Samsung em uma solução.

O alerta surge depois que clientes entraram com uma ação federal contra a empresa dizendo que suas máquinas explodiram enquanto eram utilizadas. Consumidores do Texas, da Georgia e de Indiana contaram que estavam lavando as suas roupas quando, de repente, ouviram um barulho de explosão violenta.

A lavadora de uma mulher chamada McAllen, do Texas, explodiu tão violentamente que um de seus pedaços foi parar no interior da parede da sua garagem, segundo informam os arquivos do processo. Um outra consumidora, descreveu o barulho como ?uma bomba disparando?.

O processo reúne ainda notícias de casos similares divulgadas pelos jornais locais e outras reclamações feitas através da internet. Além disso, acusa a Samsung de ter tentado ?desesperadamente coletar e destruir todas as evidencias das lavadoras defeituosas?, depois que elas explodiram.

samsung

A Samsung se recusou a comentar o processo. A empresa divulgou em seu site uma nota onde diz que a companhia está conversando com as autoridades americanas para tentar resolver os problemas de segurança.

?Em casos raros, unidades afetadas podem experienciar vibrações anormais que apresentam risco de injúria pessoal ou dano a propriedade quando estão sendo lavadas roupas de cama, itens volumosos ou resistentes à água?, informa a nota. A empresa também afirmou que os seus consumidores ?concluíram centenas de milhões de lavagens desde de 2011 e nunca haviam relatado incidentes?.

No início do mês de setembro, a Samsung anunciou que iria substituir 2,5 milhões do seu smartphone Galaxy Note 7, depois de relatos das baterias do aparelho estarem pegando fogo. Essa semana, um técnico chines que não estava na lista do recall do telefone infirmou a CNN que seu aparelho pegou fogo enquanto estava carregando.