Cotidiano

Samsung diz que baterias são causa de problemas no Note 7

SAMSUNG ELEC-SMARTPHONES_ SEUL – A Samsung sugeriu nesta segunda-feira que a bateria foi a responsável pelas explosões do celular Note 7, que já provocaram uma perda de US$ 5,3 bilhões em seu lucro operacional. Além disso, a companhia informou que o projeto do novo smartphone, Galaxy S, deve ser adiado por causa da necessidade de aumentar a segurança de seus produtos depois dos problemas com o Note 7.

Após meses de debate por causa do escândalo do Note 7, a maior fabricante mundial de celulares afirmou que baterias de dois fornecedores são a razão para o problema do modelo. O responsável pela divisão de celulares, Koh Dong-jin, disse que os procedimentos para evitar novos incêndios já foram colocados em prática, na medida em que o mercado aguarda para este ano o primeiro lançamento desde o Note 7, o Galaxy S8.

? As lições deste incidente estão profundamente refletidas em nossa cultura e processo. A Samsung Eletronics vai trabalhar duro para reconquistar a confiança do consumidor?, disse Koh Dong-jin.

Apesar disso, o novo modelo, o Galaxy S8, ainda não será apresentado no Congresso Mundial de Mobile, em Barcelona, que começa em 27 de fevereiro e é tradicional ponto de lançamento dos produtos do setor. Ele não comentou quando a empresa planeja lançar o produto.

Investidores vêm acompanhando com atenção as investigações sobre o Note 7 para garantir que a empresa vai saber lidar com a questão. A reputação da Samsung levou um golpe com o anúncio do recall do Note 7, mas o novo modelo também apresentou problemas. Fotos de aparelhos derretidos invadiram as redes sociais e companhias aéreas proibiram que passageiros viajassem com o produto.

O Note 7 foi retirado das prateleiras pela empresa apenas dois meses após o lançamento, no que já é considerado um dos grandes fracassos da indústria de tecnologia. Investigações de especialistas internos e dependentes descartaram problemas no hardware e no software do aparelho. Ao contrário, foram defeitos nas baterias que provocaram os curto-circuitos, segundo Koh.

Nesta segunda-feira, a Samsung não nomeou os fornecedores de baterias, mas anteriormente tinham sido identificados como Samsung SDI Co Ltd e China’s Amperex Technology Ltd (ATL). Em comunicado, a SDI disse que vai investir US$ 128,56 milhões para melhorar a segurança dos produtos e espera continuar como fornecedora da Samsung.

A gigante dos smartphones afirmou que assumia a responsabilidade pelas características dos produtos e que não planejava ações legais. Na época do lançamento, a empresa destacou a capacidade de duração da bateria e a rapidez para carregamento como principais vantagens do produto.